O SS Baychimo foi um navio à vapor de 1.322 toneladas de propriedade da Hudson Bay Trading Company, que viajava regularmente para o Alasca e Colúmbia Britânica realizando o transporte de mercadorias e passageiros, e comercializando peles e provisões com os inuítes que viviam ao longo do mar de Beaufort.
Em 1 de Outubro de 1931, o Baychimo fazia uma viagem de volta à Vancouver. Ele havia completado uma viagem à ilha Victoria, e estava totalmente carregado de peles. Infelizmente para o capitão John Cornwell e sua tripulação, o inverno havia chegado mais cedo do que o esperado, com temperaturas muito baixas, ventos fortes, e a ameaça de nevascas. O navio ficou ele encalhou próximo a cidade de Barrow no Alaska, e a tripulação teve que abandonar o navio e caminhar até a cidade pelo mar congelado.
A sorte parecia estar do lado do capitão, pois dois dias depois o navio se soltou e a tripulação voltou, mas ao longo dos dias o navio continuou a ficar preso no gelo. No dia
15 de outubro, a Hudson Bay Company enviou aviões para resgatar vinte e dois
membros da tripulação, mas o capitão e catorze outros membros da tripulação
ficaram para trás, e construíram um abrigo no gelo, e ficaram para vigiar o navio para o caso dele se desprender do gelo. Ao acordarem no dia 25 de
novembro, pela manhã, após uma terrível nevasca, o capitão e a tripulação restante tiveram uma grande surpresa: o navio tinha
desaparecido.
Poucos dias depois do desaparecimento, um caçador de focas disse ao capitão Cornwell que ele tinha avistado o navio à deriva cerca de 44 milhas (71 km) à sudoeste. Conforme o tempo passou, a empresa continuou a receber relatórios de testemunhas oculares que viram o navio fantasma à deriva. Em 1939, foram notificados dezenas de avistamentos. No entanto, ninguém foi capaz de encontrar o navio, que continuou a iludir estranhamente seus perseguidores. A última aparição do navio ocorreu em 1969. Apesar de recentes pesquisas, o destino final do navio permanece desconhecido até então.
Abaixo, os principais avistamentos do navio:
- 1931 - Alguns meses depois do abandono, foi visto novamente cerca de 480 km a leste.
- Março de 1932 - Foi visto navegando tranquilamente perto da costa do Alasca, por um viajante, próximo à cidade de Nome.
- Março de 1933 - Encontrado por um grupo de Inuites que fugiam de uma tormenta, servindo de abrigo durante 10 dias.
- Agosto de 1933 - A Hudson Bay Company informou que o Baychimo continuava à deriva, mas uma operação de resgate estava fora de cogitação, pois seria muito cara.
- Julho de 1934 - Foi visto por um grupo de exploradores em uma escuna.
- Setembro de 1935 - Foi visto ao longo da costa do Alasca.
- Novembro de 1939 - Foi abordado pelo capitão Hugh Polson, com o intuito de um resgate, mas os assustadores blocos de gelo flutuantes da região fizeram com que a tentativa de resgate fosse abortada.
- Entre 1939 e 1961 - Foi avistado inúmeras vezes por vários navios, mas nunca foi tentada uma abordagem.
- Março de 1962 - Foi visto navegando ao longo do Mar de Beaufort por um grupo de esquimós.
- 1969 - Em seu último avistamento, foi visto congelado em um bloco de gelo, 38 anos após ter sido abandonado.
- 2006 - O Governo do Alasca iniciou um Projeto para resolver definitivamente o caso do "Navio-Fantasma", localizando-o. Até agora as buscas não tiveram sucesso.
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