1 de julho de 2014

Kuzuryu

۞ ADM Sleipnir

Arte de chaos-draco

Kuzuryu (九头龙 ou くずりゅう, "dragão de nove cabeças", também chamado Kuzuryūshin (九頭龍神, "deus dragão de nove cabeças") é uma espécie de dragão presente no folclore e em lendas de várias partes do Japão, incluindo, por exemplo, Hakone (Kanagawa), e as prefeituras de Nagano e Fukui.  Sua figura teria origem em Vasuki, uma serpente presente na mitologia hindu e no budismo.
 
Como a maioria dos dragões, os Kuzuryu têm poder sobre a chuva e a água. Santuários dedicados a eles geralmente são organizados em torno de orações pela chuva e pela saúde dos rios próximos e pela proteção contra inundações.


Lendas

Na cidade de Hakone, existe uma famoso templo que leva o seu nome. A lenda local diz que um dragão feroz e venenoso se assentou no lago Ashino-ko e então passou a exigir do povo da cidade donzelas humanas como sacrifício todos os anos, como forma de apaziguar seu espírito vingativo. 

Ao ouvir sobre a história, um sacerdote chamado Mankan (万 巻 上人) decidiu impedir futuras vítimas. Ele construiu uma escadaria de pedra levando até o lago, e  lá exorcizou o dragão com seus poderes mágicos. Mankan amaldiçoou o dragão e o aprisionou de cabeça para baixo em uma rocha. Aparentemente, o povo do local ainda continuou a enviar suas jovens ao dragão, mas o inconveniente de ter que se alimentar de cabeça para baixo, eventualmente, lhe causava azia. O dragão finalmente cedeu e desde então nunca mais incomodou ninguém. Acredita-se que o dragão se transformou em Kuzuryu-Myojin (literalmente "deus dragão de nove cabeças")  e se tornou o espírito guardião do lago.

Um santuário foi construído perto da área onde o dragão foi aprisionado. Daquele dia em diante, os habitantes da cidade têm adorado um santuário dedicado ao dragão e, ao invés de oferecerem sacrifícios humanos ao mesmo, passaram a fazer oferendas de arroz cozido com feijão vermelho.


O Santuário Togakushi, na província de Nagano, é o lar de uma famosa lenda envolvendo um Kuzuryu. Em 849 d.C, um monge chamado Gakumon passou a residir em uma caverna no Monte Togakushi. Enquanto ele recitava o Sutra do Lótus, um temível Kuzuryu apareceu diante dele. O dragão disse a ele que ele já foi o administrador de um templo próximo, mas ele roubou as doações feitas ao templo e as guardou para si. Seu pecado fez com que ele se transformasse em um dragão. Enquanto ouvia as recitações de Gakumon, ele finalmente alcançou a iluminação. O dragão prometeu permanecer na caverna e proteger a área, e Gakumon selou a entrada da caverna com uma pedra. Depois disso, o dragão abençoou a terra com chuva e água. Ele também era especialmente bom em curar dores de dente para quem lhe deixasse uma oferenda de peras, que era sua comida favorita.

3 comentários:

  1. Exsite alguma lenda japonesa que tenha um dragão de 10 cabeças???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço nenhum. Caso encontre algo, faço questão de trazer ao blog :)

      Excluir
  2. Acho interessante como a mitologia japonesa cultiva essa caracteristica dos numeros signifcarem poder, tipo o Yamata no Orochi, a Kitsune e agora essa lenda do Kururyu tambem.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby