5 de agosto de 2015

Hachiman

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia japonesa, Hachiman (八幡神, Hachiman-jin / Yahata no kami) é o deus do arco e flecha e dos guerreiros samurais. Embora muitas vezes seja considerado um deus da guerra, Hachiman é mais corretamente definido como o deus protetor dos guerreiros. Ele também é o protetor divino do Japão e do povo japonês, sendo responsável por manter a paz, a prosperidade e a felicidade de seus habitantes. Desde os tempos antigos, Hachiman era adorado pelos camponeses como o deus da agricultura e também pelos pescadores, que rezavam para ele na esperança de ter uma pesca frutífera.

Hachiman significa "Deus das Oito Bandeiras", uma referência as oito bandeiras celestes que marcaram o nascimento do divino Imperador Ōjin, filho da imperatriz Jingo nascido no séc III, com quem ele é fortemente identificado. Durante o séc VII d.c., Hachiman passou a ser associado ao panteão budista como o grande bodhisattva Daibosatsu.

Um dos símbolos de Hachiman é a pomba, que também é considerada sua mensageira. Outro símbolo é o tomoe uma forma japonesa abstrata descrita como um redemoinho que se assemelha a uma vírgula ou a forma usual de um magatama, um símbolo utilizado pelos samurais.


A popularidade de Hachiman é tamanha que, atualmente, existem 25 mil templos xintoístas no Japão dedicados a ele, perdendo em número de templos somente para o deus Inari Ōkami. O santuário localizado em Usa, Província de Oita, é o mais importante de todos. Além disso,  muitas cidades, vilas e aldeias japonesas possuem nomes com referências diretas a Hachiman.


5 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby