۞ ADM Sleipnir
As Oceânides (Ωκεανιδες, ôkeanides, em grego), também chamadas de Oceânidas, são as ninfas filhas de Oceano, o rio mítico que circundava o mundo, e de Tétis, sua irmã, a deusa que alimentava as correntes dos seus filhos e filhas extraindo água de Oceano por meio de aquíferos subterrâneos.
Originalmente, eram descritas como personificações das fontes de água doce, incluindo os riachos, fontes e nuvens. Em seu número, eram incluídas as néfelas (das nuvens), auras (das brisas), náiades (das nascentes), limoníadas (dos pastos) e antusas (das flores).
Algumas das oceânides personificavam bênçãos divinas, tais como Métis (Sabedoria), Clímene (Fama), Pluto (Riqueza), Tique (Boa Sorte), Telesto (Sucesso) e Peito (Persuasão). A deusa Nêmesis (Retribuição) às vezes também é incluída, como a que providencia equilíbrio aos dons de suas irmãs punindo a boa sorte não merecida. Esses bons daimones (Daimones Agathoi) eram mortais, assim como os filhos sombrios de Nix - a Noite, os maus daimones (Daimones Kakoi).
Outro grupo de oceânides eram descritas como assistentes das deusas olímpicas, das quais as mais conhecidas eram as sessenta companheiras de Ártemis; Peito, a criada de Afrodite; e Clímene, a aia de Hera.
No início, as oceânides raramente eram descritas como ninfas do mar. Foi só mais tarde, quando Oceano, o mítico rio de água doce que circundava a Terra foi identificado com as águas salgadas do Atlântico (e dos outros oceanos) que sua irmã e esposa Tétis foi vista como deusa do mar e suas filhas ninfas vieram a ser descritas como ninfas marinhas. Passaram então a ser freqüentemente representadas, coroadas de flores, a acompanhar a concha de sua mãe Tétis, em cortejos marítimos.
As Oceânides na Teogonia
Na Teogonia, Hesíodo diz que elas são três mil, tantas quantas seus irmãos, os deuses-rios, e dá o nome de 41 das oceânides de "áureos tornozelos". Seguem os nomes na ordem em que aparecem na Teogonia, bem como as adaptações dadas aos nomes gregos pela tradução de Jaa Torrano:
- Peito (Peitho) ou Persuasiva;
- Admete ou Virgínea;
- Iante ou Violeta;
- Electra ou Ambarina; foi desposada por Taumas e veio a ser mãe de Íris, de Arce, das Harpias e, segundo a Dionisíaca de Nonnus, também do deus-rio Hidaspes (atual Jhelum);
- Dóris ou Dádiva; foi desposada por Nereu e concebeu as 50 Nereidas e Nérites;
- Primno (Prymno), ou Popa;
- Urânia ou Celeste; chamada por Hesíodo "divina em forma";
- Hipo (Hippo) ou Equina;
- Clímene (Klymene); desposada pelo titã Jápeto, concebeu Epimeteu, Prometeu, Atlas, Menécio e Héspero, às vezes também chamada Ásia, embora a lista de Hesíodo contenha outra oceânide com esse nome;
- Ródea ou Rósea;
- Calírroe (Kallirrhoe) ou Belaflui;
- Zeuxo ou Núpcia;
- Clítia (Klytie);
- Idia (Eidyia, "Visão") ou Sábia;
- Pasítoe (Pasithoe) ou Persuasora;
- Plexaura ("Vagalhões dos Ventos");
- Galaxaura ("Calmaria");
- Dione ("Divina"); chamada "amável" por Hesíodo; desposada por Zeus, foi mãe de Afrodite segundo Homero;
- Melobósis ou Pecuária;
- Toe ou Veloz;
- Polidora (Polydora, "de muitos dons"); chamada "formosa" por Hesíodo;
- Cerceis ou Tecelã; chamada "de amável talhe" por Hesíodo;
- Pluto ou Riqueza; chamada "de olhos bovinos" por Hesíodo;
- Perseis ou Perseida; amada por Hélios, teve com ele Pasífae, Circe e os reis-magos Eetes e Perses;
- Ianeira;
- Acaste ("Instável");
- Xante ou Loira;
- Petraia ou Pétrea; chamada "amorosa" por Hesíodo;
- Menesto (Menestho) ou Resistência;
- Europa; aparentemente não a mesma princesa fenícia Europa amada por Zeus e mãe de Minos;
- Métis ou Astúcia; primeira esposa de Zeus, foi engolida por este ao conceber Atena;
- Eurínome (Eurynome, "Amplo Pasto"), terceira esposa de Zeus, com o qual concebeu as Cárites;
- Telesto ou Concludente; dita "de véu açafrão" por Hesíodo;
- Criseis ou Áurea;
- Ásia; aparentemente diferente da sua irmã Clímene, às vezes também chamada Ásia;
- Calipso (Kalypso, "Ocultadora"); dita "amorosa" por Hesíodo, reteve Odisseu por sete anos na ilha Ogígia, segundo a Odisseia de Homero;
- Eudora ou Doadora;
- Tique ou Acaso; mais tarde considerada a deusa da Fortuna;
- Anfiro (Amphirho) ou Circunflui;
- Ocírroe (Okyrrhoe) ou Velozflui;
- Estige (Styx); que "dentre todas vem à frente", segundo Hesíodo.
fonte:
muito bom gostei agora minha colega falou que as ninfas tem filhos ciclopes kkk eu acho que ela viu isso no filme Percy Jackson e o mar de mostros
ResponderExcluiras oceândies elas possuem a aparência similar a das sereias?
ResponderExcluirGostei, mas tem erro aí, as auras eram filhas dos Anemoi, as naiádes dos Potamoi, e as limoníadas e antusas, não eram oceânides, ou seja eram todas de grupos totalmente diferentes. Gosto muito do blog, parabéns!
ResponderExcluirOlá Emanuel, obrigado por comentar! Na mitologia grega todas as filhas do Titã Oceano são consideradas Oceânides.
ExcluirAs auras (de aurai, "brisas" em grego) são as ninfas das brisas, às vezes descritas como mensageiras aladas. São filhas de Oceano ou de Bóreas, o vento Norte.
As náiades ou efidríades são as ninfas das águas doces. Seu primeiro nome provém do verbo grego nân, "escorrer", "correr".Normalmente, as nascentes e cursos d'água possuem uma só, mas por vezes, são muitas e, neste caso, todas se consideram irmãs e com os mesmos direitos. Homero, na Ilíada, dá-lhes como pai a Zeus, mas outros consideram-nas filhas de Oceano ou do Deus-rio onde residem.
As limônides, limoníadas ou limácidas (de leimôn, "prado úmido", em grego - a palavra é cognata do latim limum, "limo") eram as ninfas dos prados e das campinas inundáveis.
As antusas estão aí classificadas como oceânides acredito eu por causa de Clítia, ninfa filha de Oceano e Tétis.
Todos esses grupos citados por você são ramificações das Oceânides.
Eu estou no meio de uma 'investigação' sobre uma determinada história, e uma das pistas que eu consegui foi que tinha relação (provavelmente) com a história de uma náiade chamada Ione. Minha primeira reação foi pesquisar aqui, porquê esse blog tem um material de qualidade simplesmente excelente, mas não encontrei nada nem aqui nem em qualquer outro lugar. Será que vocês não poderiam fazer um post sobre ela - ou sobre as nereidas em geral? Eu adoraria! Até porquê não encontramos quase nada muito detalhado de mitologia grega, e esse blog sempre foi a minha fonte favorita de mitos e histórias.
ResponderExcluirMe adicionam no grupo 27 998980770
ResponderExcluirOlhando por um prisma alheio as religiões vejo que os gregos (a Grécia) são o início e o princípio de tudo que existe no Planeta Terra. Evoluímos bastante e o que produzimos cientificamente os fundamentos estão historicamente ligados e saem da raiz grega; os frutos contêm os sabores da Grécia; os ramos são extensão do tronco Helênico.É o que pensa jlgondim...jlg21.com....gm.com.
ResponderExcluir