۞ ADM Sleipnir

Yambe-Akka ("Velha mulher dos mortos", também chamada de Yabme-akka, Jabme-akka, Jameakka, Jabmeks, Jabmi-Akko, ou Jami-Ajmo-ollmaj) é a deusa dos mortos de acordo com a mitologia do povo Sami. Ela governante do submundo, conhecido como Jábmiidaibmu, um reflexo sombrio e invertido do mundo dos vivos. Nessa região, os mortos são enterrados com itens essenciais para a vida cotidiana, como facas e utensílios, para garantir uma existência confortável na outra vida.
Yambe-Akka é descrita como uma mulher bastante idosa e curvada, cujo tremor de suas mãos provocam terremotos na terra. Para apaziguar seu espírito e evitar sua ira, os Sámi realizavam sacrifícios de animais, especialmente gatos e galos pretos, enterrando-os vivos sob pedras. Além disso, era costume servir cerveja nos funerais, como parte dos rituais dedicados a ela.
Cultura Popular
Yambe-Akka é apresentada na série His Dark Materials, de Philip Pullman, como a "Deusa da Morte das Bruxas". As bruxas diziam que ela as recebia com um rosto sorridente e braços abertos, alegre e despreocupada.
fontes:
- Yambe-Akka. Disponível em: <https://mitographos.blogspot.com/2015/05/yambe-akka.html>.
- JABMIAKKA - the Sámi Goddess of the Dead 🪦 (Sámi mythology). Disponível em: <https://www.godchecker.com/sami-mythology/JABMIAKKA/>.
- Yambe-akka. Disponível em: <https://www.oxfordreference.com/display/10.1093/oi/authority.20110803125245136>.
- MONAGHAN, P. Encyclopedia of Goddesses and Heroines. [s.l.] New World Library, 2014.
Postagem revisada e atualizada em 16/09/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.