Arte de Joe Holdsworth |
O Nuribotoke (塗佛, literalmente "morto revestido") é um grotesco yokai presente no folclore japonês, e ilustrado no 3º volume da obra Gazu Hyakki Yagyō ("A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios") de Toriyama Seiken.
Ele é descrito como um espírito cadavérico, possuindo uma pele escura e oleosa e um cheiro pungente. Ele possui também uma espécie de cauda de peixe e seus globos oculares ficam pendurados para fora em seu rosto.
Ele é descrito como um espírito cadavérico, possuindo uma pele escura e oleosa e um cheiro pungente. Ele possui também uma espécie de cauda de peixe e seus globos oculares ficam pendurados para fora em seu rosto.
Segundo o folclore japonês, o Nuribotoke aparece em um local quando alguém esquece de fechar as portas de seu Butsudan após o por do sol. O Butsudan (佛坛 ou 仏坛, significa literalmente “Altar do Buda”) é um grande santuário de madeira ornado, dentro do qual são guardados ícones religiosos, pergaminhos, mantras, estátuas e outros objetos sagrados. Ele serve como o centro da espiritualidade das famílias japonesas, e os ancestrais da família são todos consagrados no mesmo.
Arte de Matthew Meyer |
Durante o dia, o Butsudan permanece aberto, e durante feriados e ocasiões especiais ele é tratado como um membro da família, recebendo ofertas de comida e sake. Após o pôr do sol, ele deve ser fechado, pois acredita-se que ele funciona como um portal entre nosso mundo e o mundo dos mortos, e se deixado aberto durante a noite, permite que alguns espíritos deixem o mundo dos mortos e adentrem o nosso.O Nuribotoke é um desses espíritos, e uma vez que tenham atravessado o portal, irá aterrorizar os moradores da casa, voando e dançando medonhamente durante toda a noite. Ele também podem tentar enganar as pessoas dando-lhes falsas profecias. O Nuribotoke pode ser mantido à distância por meio da aspersão de sal no chão. Antes do amanhecer, ele irá retornar ao Butsudan, não aparecendo novamente durante o dia. Desde que não se esqueça de deixá-lo fechado durante a noite, o Nuribotoke não voltará a incomodar.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.