3 de outubro de 2016

Nariphon

۞ ADM Sleipnir


Nariphon (em thai: นารี ผล), também conhecida como Makkaliphon (em thai: มักกะลีผล, do páli makkaliphala) é uma espécie de árvore na mitologia budista que dá frutos na forma de jovens mulheres. Elas crescem anexadas aos ramos das árvores através de suas cabeças e duram sete dias, após os quais elas murcham e morrem se não forem colhidas. Elas têm os mesmos órgãos internos dos humanos, mas não têm ossos. 

De acordo com a lenda, as árvores Nariphon crescem em Himavanta (ou Himmaphan), uma floresta mítica onde seus frutos são apreciados pelos Gandharvasque os cortam e os levam embora. Apesar de atrativos, os frutos da Nariphon são muito perigosos para os homens. Aqueles que arrancam o fruto de uma Nariphon e então tem relações sexuais com ele, caem num sono profundo que dura cerca de quatro meses, além de perder qualquer dom especial que possa ter (não consegui apurar se esta era uma condição permanente). Algumas fontes também afirmam que esses homens se tornam estéreis.



A criação das Nariphon por Śakra

Segundo a mitologia budista, Śakra (mais conhecido como Indra) criou um pavilhão (Sala) como morada para Vessantara (incarnação de Buda anterior a Sidarta Gautama), sua esposa Maddi e dois filhos viverem. Maddi ia a floresta para colher alimentos, porém a mesma era habitada por eremitas, que apesar de terem adquirido poderes especiais a partir de sua meditação, não conseguiam dominar a luxúria. Para que a esposa de Vessantara não corresse risco de ser atacada por eles, Śakra criou doze árvores Nariphon, que davam frutos sempre que ela saia para recolher alimentos na floresta. Os frutos distraiam os eremitas e permitiam que Maddi pudesse colher alimentos em paz. 

De acordo com o folclore tailandês, desde que Vessantara e sua família morreram, as árvores dão frutos diariamente, mas a floresta desaparecerá quando os ensinamentos do Buda se perderem (o que está previsto para acontecer cinco mil anos após sua morte).


2 comentários:

  1. Excelente publicação! e falando em árvores: eu tenho uma dica para vocês. Pesquisem sobre a árvore Huluppu, têm muitas informações a respeito; pode ser outra grande publicação... muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby