۞ ADM Sleipnir
Dis Pater (também conhecido como Rex Infernus ou mesmo Plutão) é um deus romano do submundo, originalmente associado a terras agrícolas férteis e riqueza mineral. Uma vez que essa riqueza mineral é na sua maior parte oriunda do subsolo, eventualmente Dis Pater se tornou associado ao submundo e também à morte e, por consequência, associado e confundido com outras divindades ctônicas, principalmente Plutão (grego Hades) e Orco. Ao ser confundido com Plutão, Dis Pater acabou assumindo alguns dos atributos mitológicos do mesmo, sendo considerado um dos filhos de Saturno (grego Cronos) e Ops (grego Réia), juntamente com Júpiter (grego Zeus) e Netuno (grego Poseidon). Ele governou o submundo e os mortos ao lado de sua esposa, Proserpina (grego Perséfone).
Na literatura, o nome de Dis Pater era comumente usado como uma forma simbólica e poética de se referir à própria morte. Seu nome era comumente abreviado para Dis, e desde então esse nome se tornou um nome alternativo para o submundo ou uma parte do submundo, como a Cidade de Dis da Divina Comédia de Dante, que compreende o Inferno Inferior.
Outras associações
Dis Pater às vezes era identificado com o deus sabino Sorano. Júlio César, em seus Comentários sobre as Guerras da Gália ( VI :18), afirma que todos os gauleses reivindicavam descendência de Dis Pater. Este é um exemplo de interpretatio romana: o que César quis dizer é que todos os gauleses reivindicavam descendência de um deus gaulês que ele igualava ao Dis Pater romano.
Um escólio na Farsália, poema épico escrito pelo poeta latino Lucano, iguala Dis Pater a Taranis, o deus gaulês do trovão. No sul da Alemanha e nos Bálcãs, Aericura era considerada uma consorte de Dis Pater.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.