5 de março de 2018

Ihuaivulu

۞ ADM Sleipnir


Ihuaivulu (ou Ihuaivilu) é uma criatura monstruosa da mitologia e do folclore mapuche, descrita como um imenso dragão ou serpente de sete cabeças. Seu corpo, longo e sinuoso, é recoberto por escamas vermelhas e cobreadas que brilham como metal incandescente à luz do fogo. Considerado um ser de destruição e poder incontrolável, o Ihuaivulu habita as profundezas dos vulcões, sendo responsabilizado pelas erupções que devastam vales e aldeias.

Dotado de uma respiração ardente, um Ihuaivulu é capaz de expelir labaredas pelas narinas, incinerando campos, florestas e qualquer sinal de vida ao seu redor. Sua presença está associada ao caos natural, simbolizando tanto a fúria da terra quanto os perigos ocultos no interior das montanhas.

Algumas histórias dizem que kalkus (bruxos mapuches) eram capazes de invocar um Ihuaivulu e colocá-lo na entrada das cavernas onde eles se reuniam, como seu protetor.

Registros históricos confirmam a presença dessa crença no período colonial. Em processos judiciais de 1693 e 1749, o Ihuaivulu foi citado — grafado como “iguaibylu” — no contexto de acusações de bruxaria e feitiçaria movidas contra indígenas mapuches. Tais julgamentos eram promovidos pelas autoridades coloniais espanholas, que viam nas práticas rituais dos kalkus uma ameaça à ordem social e religiosa.


fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE



Postagem revisada e atualizada em 23/09/2025

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby