Yacatecuhtli (literalmente "Senhor da Vanguarda" na língua náuatle) era um deus protetor dos viajantes e mercadores na mitologia asteca, cultuado especialmente pelos Pochtecas, uma irmandade de comerciantes errantes. Ele é geralmente representado como um senhor de nariz protuberante, carregando um cajado em suas mãos e uma espécie de cruz nas costas.
Os comerciantes carregavam uma bengala enquanto se moviam de uma aldeia para outra vendendo seus produtos, e à noite a enrolavam em um embrulho puro antes de borrifá-los com sangue de suas orelhas. Acreditava-se que este ritual em homenagem a Yacatecuhtli garantiria o sucesso em futuros empreendimentos, além de protegê-los contra feras e ladrões durante suas jornadas.
Os Pochtecas eram os maiores compradores de escravos de todo o México, e acredita-se que eram usados como sacrifícios para agradar Yacatecuhtli e obter seu auxílio.
Nossa, sério, muito obrigada, mesmo. EU AMO MITOLOGIA ASTECA DO FUNFO DO CORAÇÃO. Agradeço por trazerem mais conteudo sobre eles S2
ResponderExcluirIdem
Excluir