۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
Tiritiri-manha (tyrytyry-manha, "mãe do terremoto") é um gigantesco jacaré que de acordo com uma lenda dos povos indígenas amazônicos, sustenta o mundo, de maneira semelhante a outras inúmeras figuras presentes nas mitologias de todas as partes do mundo. Conta-se que quando Tiritiri-manha se cansa da posição em que está e se move, faz com que o mundo estremeça.
Esta criatura foi citada originalmente pelo folclorista e explorador Ermanno Stradelli (1852-1926) em sua obra Vocabulário Nheengatu-Português e Português-Nheengatu (1928) e novamente citado por Câmara Cascudo em sua obra Geografia dos Mitos Brasileiros, publicado originalmente em 1947.
Amo conhecer ainda mais a cultura brasileira
ResponderExcluircaralho, que foda.
ResponderExcluirele é do mesmo folclore da Boiuna, a serpente mãe das aguas? porque eles carregam uma certa similaridade por serem animais gigantes que tem um papel fundamental na natureza e ambos vem da amazônia, ou ele é uma "outra versão" da Boiuna
ResponderExcluirNa minha pesquisa não encontrei nada que o relacionasse com nenhuma outra criatura folclórica/mitológica nossa. As fontes consultadas também não dizem a qual tribo esse mito pertence, então fica difícil traçar alguma relação.
Excluir