
Isitoq (ou Issitôq, "olho gigante" na lingua inuíte) é um espírito auxiliar sombrio pertencente a mitologia inuíte, associado à justiça espiritual e à vigilância dos tabus, sendo invocado para localizar e punir quem transgride normas sagradas da cultura inuíte. Ele é retratado como um espírito coberto por pelos grossos e eriçados. Cada um de seus olhos é dividido em duas partes, como se fossem dois hemisférios justapostos. Sua boca é vertical, contendo um único dente longo na parte superior e dois menores nas laterais, conferindo-lhe uma aparência inquietante. Por esse motivo, é por vezes chamado de “Olho Gigante”.
Issitôq é uma entidade classificada entre os Tornat, os espíritos da natureza ou espíritos auxiliares na tradição inuíte. Sua principal função espiritual é rastrear indivíduos que quebraram tabus, ou seja, normas religiosas ou culturais que regem a convivência entre os inuítes e o mundo espiritual. Aqueles que são tocados por Issitôq ou identificados por ele podem sofrer doenças, desgraças ou serem levados à confissão e expiação de seus erros.
O Encontro com Anarqâq
Em 1921, o explorador polar e etnógrafo Knud Rasmussen encontrou um xamã inuíte chamado Anarqâq, da comunidade Iglulik, durante sua expedição pelo Ártico. Anarqâq compartilhou com Rasmussen uma série de histórias e lendas sobre os espíritos das terras geladas — muitos dos quais eram fruto de suas próprias experiências pessoais e visões xamânicas. Esses espíritos, embora normalmente invisíveis, às vezes se revelavam sob a forma de animais selvagens ou entidades monstruosas.
Entre os relatos de Anarqâq, destacou-se sua visão do espírito Issitôq. Segundo ele, Issitôq apareceu em um momento de luto, logo após a morte de seus pais. Apesar da aparência assustadora, Issitôq lhe falou palavras de consolo:
“Você não deve ter medo de mim, pois eu também luto contra pensamentos tristes; por isso, irei com você e serei seu espírito auxiliar.”
Esse encontro marcou profundamente Anarqâq, que passou a considerar Isitoq seu espírito protetor. Atendendo ao pedido de Rasmussen, Anarqâq tentou desenhar algumas das entidades que havia visto em suas visões. Entre os desenhos, estava o desenho abaixo, que retrata o Isitoq.

fontes:
- ABOOKOFCREATURES. Issitôq. Disponível em: <https://abookofcreatures.com/2019/02/15/issitoq/>.
- Rasmussen, K. (1929) Intellectual Culture of the Iglulik Eskimos.
- BANE, T. Encyclopedia of beasts and monsters in myth, legend and folklore. Jefferson, North Carolina: Mcfarland & Company, Inc., Publishers, 2016.
Postagem revisada e atualizada em 20/07/2025

Ih... Que legal, aê. Adorei essa criatura
ResponderExcluirSerá que foi daí que tiraram a inspiração para fazerem o William do Incrivel Mundo De Gumball?
ResponderExcluirQue gracinha, o filhotinho do Beholder.
ResponderExcluir