۞ ADM Sleipnir
Lendas
As histórias em torno de Pamola descrevem-no como um espírito poderoso e vingativo. Os Penobscots faziam sacrifícios para apaziguá-lo, temendo que ele os amaldiçoasse ou causasse algum mal. Embora caçassem e pescassem nas florestas e lagos ao redor do Monte Katahdin, jamais tentavam alcançar seu topo, pois acreditavam que quem subisse jamais retornaria, sendo morto ou devorado por Pamola.
Em uma das tradições, um Penobscot tentou escapar da morte certa após uma tempestade de neve inesperada, clamando por Pamola em desespero. O espírito, atraído pelos sacrifícios de óleo e gordura queimados no acampamento do caçador, desceu da montanha e poupou sua vida. Pamola, ao ser chamado de "parceiro" pelo caçador, o aceitou e o levou para o interior da montanha, onde lhe ofereceu conforto e até mesmo sua filha como esposa, alertando-o para nunca se casar novamente com outra mulher, sob pena de ser condenado a viver para sempre no Monte Katahdin.
No entanto, a lenda não termina aí. Outro episódio relata que Pamola raptou uma jovem que duvidava de sua existência, levando-a para dentro da montanha e tornando-a sua companheira. Ela deu à luz um filho com poderes sobrenaturais, capaz de matar com o simples apontar de seu dedo. Esse poder causou grande temor entre os membros da tribo, e a mulher foi aconselhada a manter o filho afastado da sociedade. Pamola, mais uma vez, advertiu que ela não deveria se casar novamente, ou ambos seriam levados de volta para a montanha para sempre. Eventualmente, ao ceder à pressão da tribo e se casar novamente, ela e seu filho desapareceram para nunca mais serem vistos.
Arte de Shane-D-Solomon |
- Pamola, A Penobscot Legend. Disponível em: <https://www.native-languages.org/penobscotstory2.htm>.
- Pamola. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Pamola>.
Pamola seria a mesma águia que Gluskabe teria prendido suas asas?
ResponderExcluir