۞ ADM Sleipnir
Arte de Gabrielle Bittel |
Mayari é a deusa da lua de acordo com a antiga mitologia do povo tagalo filipino, também presente na mitologia do povo pampangano. Filha de Bathala, o deus supremo dos tagalos, com uma mulher mortal, Mayari é conhecida como a mais bela das deusas. Em alguns mitos de origem, ela é a irmã de Tala, a deusa das estrelas, e Hanan, a deusa da manhã. Em algumas histórias, Tala é ditar ser sua filha ao invés de ser sua irmã.
Mayari, Hanan e Tala, arte de mizuikiamee |
A disputa entre Mayari e Apolaki
Em um mito pampagano, Hanan é substituída pelo deus solar Apolaki (também conhecido como Adlaw). Nesse mito, Bathala morre de velhice, e Mayari confronta Apolaki pelo direito de governar a Terra em seu lugar. Apolaki queria governar a terra sozinho, enquanto Mayari insistia em direitos iguais. Os dois se enfrentaram usando varas de bambu como armas, e em um determinado momento do combate, Apolaki atingiu Mayari no rosto, fazendo com que ela perdesse a visão de um dos olhos.
Após o ato, Apolaki se arrepende e concorda com a proposta de Mayari, que os dois deveriam governar o mundo juntos. Apolaki governaria e iluminaria a terra durante o dia e Mayari a noite. Quando Apolaki está no trono, o mundo é inundado com uma luz quente, porque a luz irradia de seus dois olhos brilhantes. Por outro lado, quando Mayari está reinando, o mundo é banhado por uma luz fria e suave, pois ela é cega de um olho.
Arte de Crisia Luna |
fontes:
muito bom, é sempre interessante ver em diferentes mitologias as origens do dia e da noite
ResponderExcluirObrigado Hamilton!
Excluir