۞ ADM Sleipnir
Arte de maythedragonlord |
Carman (também Carmun ou Carme) era uma perversa guerreira/feiticeira da mitologia celta, considerada uma deusa da magia do mal. Na mitologia irlandesa, ela é retratada como uma guerreira grega e feiticeira de Atenas que tentou invadir a Irlanda nos tempos dos Tuatha Dé Danann.
Acompanhada de seus malignos filhos Dub ("escuridão"), Dother ("mal") e Dain ("violência"), Carman destruía qualquer coisa ou pessoa que cruzasse seu caminho, devastando a Irlanda. Carman usou seus poderes mágicos para prejudicar plantações, aterrorizou os irlandeses até quatro dos Tuatha De Danann (Crichinbel, Lug, Bé Chuille e Aoi Mac Ollamain) a desafiarem.
Carman provou ser uma adversária poderosa, mas graças a poderosa magia de Bé Chuille, os Tuatha Dé Danann foram capazes de subjugá-la e aprisioná-la. Seus filhos foram forçados a deixara a Irlanda, sendo banidos para o outro lado do mar (uma versão da lenda diz que foram mortos). Após a morte de Carman, os Tuatha Dé Danann instituíram um festival em sua memória chamado Óenach Carman, onde clamavam por boas colheitas. Realizado a cada três anos no dia 1º de agosto, acreditava-se que se o Óenach Carman não fosse celebrado, a Irlanda enfrentaria uma grande fome.
fontes:
- Encyclopedia of Goddesses and Heroines, vol II, de Patricia Monaghan;
- https://www.yourirish.com/folklore/carman-witch-warrior-from-athens.
Ouvi falar desse mito na HQ da Feiticeira Escarlate. Lá, um cara chamado Feiticeiro Esmeralda era o terceiro filho dessa lista.
ResponderExcluirNão conhecia esse personagem. Muito obrigado por comentar!!!
Excluir