Arte de Marcissist |
Lalahon (também Laon, Lalon, Lauon) é uma deusa pertencente a mitologia dos antigos povos visayas das Filipinas. Seu nome apareceu pela primeira vez na Relacion de las Yslas Filipinas de Miguel de Loarca em 1582, onde ela foi descrita como a deusa invocada pelos nativos para uma boa colheita. Os nativos visayas acreditavam que Lalahon poderia enviar gafanhotos para destruir suas plantações quando as pessoas não fazem o bem.
Ao contrário da crença popular atual, ela não é uma deusa dos vulcões. Dizia-se que ela morava no vulcão Malaspina (atual monte Kanlaon) na ilha de Negros, e aí a confusão começou. Quando a passagem original em espanhol da obra de Loarca foi traduzida para The Philippine Islands, de Blair e Robertsons, 1493-1803 (Volume 5), a frase “que hecha fuego” foi traduzida erroneamente como “de onde ela lança fogo” em vez de “que lança fogo”. levando outros a supor que era a deusa Lalahon, não o vulcão onde ela vivia, que cospe fogo. Assim, nas descrições subsequentes de Lalahon, ela se tornaria conhecida como a deusa que atira fogo ou mesmo uma deusa que cospe fogo (como em Barangay: 16th Century Philippine Culture and Society, de William Henry Scott, publicado en 1994).
Assim, Lalahon é principalmente uma divindade agrícola, cuja conexão com o fogo é apenas através do vulcão onde ela reside.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.