۞ ADM Sleipnir
No folclore escandinavo, um Rå é um espírito guardião de um local ou relevo em particular, bastante similares as ninfas da mitologia grega. Existem diferentes espécies de rå, sendo geralmente distinguidos de acordo com as diferentes esferas da natureza com as quais estão conectados, como Skogsrå ou Huldra (florestas), Sjörå (águas doces) ou Havsrå (águas salgadas) e Bergsrå (montanhas).
De acordo com antigas crenças escandinavas, todos os objetos, plantas e animais possuíam seu próprio Rå. Eles também podem ter poder sobre áreas projetadas por seres humanos, como o Skeppsrået (espírito do navio) e o Gruvrået (espírito da mina).
Arte de HiperonCraser |
Os Rå's não eram apenas conhecidos na cultura escandinava, mas também na cultura Sami, onde eram conhecidos como radie. Embora Rå's específicos, como o Skogsrå e o Bergsrå, fossem normalmente definidos como femininos, os rå's no geral podem ser masculinos e femininos.
Era muito importante manter um bom relacionamento com eles, uma vez que detinham poder sobre as forças da natureza e sob os animais pertencentes a ela. Aqueles que desrespeitam seu território podiam ser punidos de diversas formas, desde uma maré de azar até mesmo a morte certa.
Os rå's nascem dos locais e relevos que protegem ou nascem como seres vivos comuns?
ResponderExcluirNão consegui encontrar nenhuma informação além do que publiquei aqui. Considerando que esses espíritos sejam equivalentes as ninfas da mitologia grega, talvez sejam descendentes de divindades.
ExcluirGostaria de saber do que é o Bergsrå, que você menciona no terceiro parágrafo, mas não diz do que é.
ResponderExcluirO Bergsrå é uma espécie de rå que vive nas montanhas. Eu citei no primeiro parágrafo mas olhando agora vi que errei na grafia e vou corrigir.
ResponderExcluir