۞ ADM Sleipnir
Arte de Kristel (@kristel_inc) |
Leutogi (cujo nome completo era Leutgitupa'itea) foi uma deusa polinésia da fertilidade e patrona dos morcegos, outrora adorada nas Ilhas Samoa. De acordo com a lenda, originalmente ela foi uma princesa samoana enviada à ilha vizinha de Tonga com o propósito de se tornar a segunda esposa do então rei de Tonga, como parte de um tratado de paz entre os dois reinos insulares. Porém, desde que chegou em Tonga, ela não foi bem-quista pelo povo.
Certo dia, Leutogi encontrou um bebê morcego ferido e, tendo pena dele, cuidou do mesmo até que ele pudesse ser devolvido à sua família. Os tonganeses mais belicosos acharam a postura de Leutogi ridícula, e passaram a destratá-la ainda mais. Recuperado, o bebê morcego retornou para sua família, que jamais esqueceria do ato de bondade da princesa.
Posteriormente, uma onda de adversidades e má sorte caiu sobre o reinado de Tonga, e todos atribuíram a Leutogi a responsabilidade por tudo. Ela acabou sendo acusada de ser uma feiticeira, e sentenciada a ser queimada viva. Rodeada pelas chamas, sua morte parecia certa, porém milhares de morcegos preencheram o céu sob o local da execução e urinaram sobre a pira, extinguindo as chamas e salvando a vida de Leutogi.
Ainda assim, os tonganeses não desistiram de executá-la. Desta vez, exilaram Leutogi em uma ilha árida e deserta, esperando que ela morresse de fome. Mais uma vez, os morcegos vieram ao seu auxílio, trazendo-lhe diariamente frutas frescas, bagas, nozes e sementes para que ela pudesse se alimentar. Leutogi acabou vivendo na ilha pelo resto de seus dias, enquanto os morcegos colonizaram a ilha e suas muitas cavernas, tornando a ilha fértil novamente. Com o passar das gerações, os samoanos nativos adotaram Leutogi como uma deusa e passaram a venerá-la como uma protetora dos morcegos sagrados e um símbolo de fertilidade.
Arte de SaxtorphArt |
fontes:
- https://en.wikipedia.org;
- Encyclopedia of Goddesses and Heroines, de Patricia Monaghan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.