۞ ADM Sleipnir
Akubōzu, arte de な ん ば き び |
Na prefeitura de Akita (em particular nos distritos de Senboku-gun e Ogatsu-gun) e também na província de Iwate, um yokai chamado Akubōzu (japonês 灰坊主 ou あくぼうず, literalmente "monge das cinzas") é dito viver nas lareiras e aparece quando alguém se aproxima delas para brincar com suas cinzas. Além disso, no distrito de Kunohe-gun em Iwate, é dito que Akubōzu também aparece se você tomar banho duas vezes, comer arroz oferecido em um altar budista ou, para deixar tudo mais esquisito, se você entrar no banheiro completamente nu.
No distrito de Ninohe-gun, também na prefeitura de Iwate, aqueles que brincam com as cinzas de uma lareira são arrastados para dentro dela e devorados por um yokai chamado Amanesaku (アマネサク). Este yokai em particular é as vezes referido como sendo uma espécie de Amanojaku (yokais perversos, considerados deuses malignos ou demônios (onis)). Em Tono, ainda em Iwate, um yokai chamado Boko (ボコ) ataca as pessoas quando estas cavam as cinzas das lareiras. Este yokai é citado pelo folclorista Kunio Yanagita (1875-1962), em seu livro "Tono Monogatari Hosho".
Na prefeitura de Aomori, localizada no extremo norte da ilha de Honshu, há o Agubanba (あぐばんば), um yokai descrito como um homem idoso com uma boca localizada acima de sua cabeça, e que também devora aqueles que mexem nas cinzas
Não encontrei nenhuma explicação plausível para a existência de tantas histórias sobre yokais ligados as cinzas em uma só região. Presumo que a intenção era manter as crianças longe de fornalhas e lareiras, mas o porquê de tantos diferentes e concentrados em Tohoku é um mistério.
Arte de Rariatoo |
fontes:
Mais um incrível post! agora, qual a diferença entre yokai e oni, nunca entendi direito?!
ResponderExcluirObrigado! Yokai é um termo geral, engloba centenas, talvez milhares de seres com as mais variadas formas, hábitos e origens. Oni é uma espécie apenas de yokai.
Excluir