۞ ADM Sleipnir
O povo do Timor Leste reverencia os crocodilos como sendo sagrados, pois de acordo com o mito de criação da ilha, ela surgiu a há muito tempo a partir do corpo de um deles, chamado Lafaek Diak ("bom crocodilo").
Lafaek era um crocodilo muito pequeno, e tinha o desejo de crescer e se tornar um dos maiores e mais fortes dentre todos os crocodilos. Porém, a terra onde ele vivia tornou-se seca com o tempo, o que provocou a escassez de alimentos.
Não conseguindo comida suficiente para se alimentar, Lafaek Diak foi ficando fraco e triste, pois dessa forma jamais conseguiria realizar seu sonho. Então um dia, ele resolveu deixar a terra onde vivia e partir rumo ao mar aberto, na esperança de encontrar o necessário para se alimentar e assim atingir seu objetivo. Lafaek vagou por muito tempo, e conforme caminhava rumo ao mar, os dias iam ficando mais quentes e o alimento cada vez mais escasso.
Debilitado pela fome, e percebendo que no ritmo que as coisas iam ele jamais alcançaria o mar, Lafaek decidiu deitar e aguardar a chegada da morte, mas ao invés dela, quem surgiu foi um menino. Com pena do crocodilo, o menino o carregou até o mar, onde ele rapidamente recuperou suas forças.
Grato pelo que o menino havia feito por ele, Lafaek lhe agradeceu, dizendo-lhe:
-"Obrigado, você salvou minha vida e não jamais esquecei isso. Sempre que precisar de minha ajuda, me chame e eu venho e faço o que você pedir!"
Alguns anos depois, o menino retornou ao local e chamou por Lafaek, agora um crocodilo grande e forte. Ao vê-lo, Lafaek perguntou-lhe o que ele queria, e o menino respondeu-lhe:
-"Eu quero ver o mundo, este é o meu sonho!".
Lafaek prontamente respondeu-lhe:
-"Então suba nas minhas costas, aponte para onde você deseja ir e eu o levarei".
Lafaek e o menino iniciaram então uma jornada juntos, viajando por muitos anos sem parar. Um dia, enquanto seguiam o sol em direção ao leste, o crocodilo parou e disse ao menino:
-"Irmão, estamos viajando há muito tempo, mas agora chegou a hora de eu morrer. Em memória de sua bondade, Eu me tornarei uma ilha, onde você e seus filhos poderão viver e ver o nascer do sol acima do mar!"
Tão logo Lafaek morreu, seu corpo começou a crescer de maneira descomunal, tornando-se o que hoje é conhecido como a grande ilha de Timor.
fontes:
- "Crocodilos causam pelo menos1 morte por mês no Timor Leste"; matéria publicada no Jornal A União, Ano CXXVI, Número 123, 28 de junho de 2019;
- https://divetimor.com/the-legend-of-timor-crocodiles-in-timor/
- https://timetravelbee.com/places/crocodiles-in-timor-leste/
- https://lafaekdiak.jimdofree.com/english/history-of-timor-leste/
- https://www.youtube.com/watch?v=uqTZLachy2k
Mas com quem ele teve descedentes.
ResponderExcluirExistiam pessoas em outros lugares do mundo, a lenda trata-se apenas da criação da ilha de Timor. Nenhuma das fontes consultadas forneceu nomes dos descendentes ou da esposa do protagonista.
Excluir