13 de junho de 2022

Bjarndýrakóngur

۞ ADM Sleipnir

Arte de 
@CharliCreatures

Bjarndýrakóngur (“rei urso” em islandês, também chamado de Einhyrningur, "unicórnio" em islandês) é uma criatura mitológica originária da Islândia, reputada como o rei de todos os ursos. Conta-se que ele é a prole de um urso polar feminino com uma morsa. Maior que um urso polar comum, um Bjarndýrakóngur possui bochechas avermelhadas e um chifre no meio da testa, com uma espécie de globo de platina na ponta. O globo emite um brilho intenso que permite ao Bjarndýrakóngur iluminar seu caminho através da escuridão.

O Bjarndýrakóngur é tão sábio e nobre quanto poderoso. Ele entende a fala humana e exige lealdade e obediência dos outros ursos polares. Embora seja capaz de matar os outros facilmente com seu chifre, ele só o faz em autodefesa ou quando é irritado.

Arte de Pat Burroughs

Uma história conta que no século XVIII, durante um culto de Pentecostes na igreja Miðgarðar em Grímsey, uma procissão de doze ou treze ursos polares foi vista se aproximando dos arredores da ilha, liderados por um majestoso e benevolente Bjarndýrakóngur. O clérigo da igreja cumprimentou-os em trajes completos, assim como a congregação, e curvou-se ao rei, que retribuiu a reverência. Após o encontro, o Bjarndýrakóngur continuou a liderar seus súditos pelo sul da Islândia. Perto de Borgamór, os ursos encontraram algumas ovelhas e o último da fila matou uma delas. Quando o Bjarndýrakóngur viu isso, ele imediatamente transpassou o urso com o seu chifre ferindo-o mortalmente. Depois disso, o grupo marchou para o sul, em direção a Grenivík, onde conta-se que eles desapareceram no mar.

O único animal dito capaz de desafiar o Bjarndýrakóngur é um Redcheek (ou Redjowl). Este é um urso polar altamente agressivo, com coloração rosa avermelhada distinta em uma das bochechas. Um Redcheek atacará qualquer animal ou homem que encontrar pelo caminho, mas no rei dos ursos ele encontra um adversário formidável.


fontes:

Um comentário:

  1. Em fronteiras do Universo de Phillip Pulman Bussola de Ouro há uma raça chamada de Panserbjornes aonde Ursos usam armadura o rei por sua vez exije respeito por todos os outros Iorek e Ragnar lutam pelo trono, depois o urso Iorek se torna rei e guia a Lyra personagem principal na neve servindo como uma espécie de luz são sábios e entendem a raça humana, só para deixar claro essa menção honrosa do livro

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby