۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
A Serra do Tepequém é um acidente geográfico localizado no município brasileiro de Amajari, no estado de Roraima, situado a 210 km da capital, Boa Vista. Acredita-se que o termo Tepequém provenha das palavras indígenas tupã e quem, que significam "deus do fogo" ou "fogo de deus".
Uma lenda pertencente à tribo indígena Macuxi conta que o local abrigou a milhares de anos atrás um vulcão, que vivia sempre "zangado" e que destruía tudo a sua volta enquanto despejava sua lava. Plantações eram completamente devastadas pelo fogo, e animais de caça e pesca tornavam-se cada vez mais escassos. Pássaros também já não sobrevoavam mais a região.
O desespero tomava conta dos índios da região, que temiam não ter mais como se sustentar. Um dia, o pajé convocou todos da tribo para se reunirem e, em volta de uma fogueira, anunciou: "Três virgens devem ser sacrificadas, só assim acabará a fúria do vulcão".
Arte de Jader de Melo |
Voluntariamente, três jovens virgens se ofereceram para se sacrificarem em prol da tribo. Após um sublime ritual, elas se atiraram dentro do vulcão, que logo parou de expelir lava, passando a expelir diamantes em seu lugar. A vida na região voltou ao normal, com novas vegetações surgindo, animais regressando e muita riqueza surgindo no local. Hoje, o vulcão é a grande Serra do Tepequém, que tem a sua frente três lindas serras que representam as virgens sacrificadas.
fontes:
- https://www.roraimanarede.com.br/noticia/7384/serra-do-tepequem-abriga-lenda-conhecida-e-cheia-de-misterio
- https://clubebrasileirodetrensfantasmas.blogspot.com/2015/04/lendas-indigenas-de-roraima.html
Olá, Sleipnir... Faz tempo que não acesso o blog, lembro de acessar há muito tempo, depois comecei seguir e estar sempre ávida por novos posts. Só queria saber como estão as coisas, lembro da época que começou a postar menos, dando um comunicado, morri achando que iam para com o blog. Espero que continue firme e forte. Agora minha vida deu uma melhorada e voltei com meus projetos e tô aqui no blog fazendo a pesquisa. Beijões e muito carinho, que venha muitos anos de mitologia S2.
ResponderExcluirOi Thais! Satisfação em tê-la novamente por aqui. A vida anda corrida, muito trabalho. Mas ainda reservo algum tempo para pesquisar e manter o blog em atividade, inclusive mantendo uma periodicidade de posts que nunca consegui manter. Fico realmente feliz que esteja de volta por aqui, muito obrigado pelo apoio de sempre.
ExcluirRR, é Roraima. RO, é Rondônia. Então qual é a sigla correta?
ResponderExcluirRR é o correto. Falha minha.
Excluir