Dzunukwa (também Tsonoqua ou Tsonokwa, pronuncia-se zoo-noo-kwah, também conhecida como Ogra da Cesta) é uma criatura presente na mitologia dos Kwakiutl (auto denominados Kwakwaka'wakw), povos indígenas norte-americanos que tradicionalmente habitam a região onde hoje é a Colúmbia Britânica, Canadá. Dita viver nas montanhas e florestas, ela é uma espécie de ogra gigante e nua, descrita como tendo pele escura, cabelos desgrenhados e seios grandes e pendentes.
Dzunukwa é muito temida pelas crianças kwakiutl, pois ela possui o hábito de sequestrá-las, colocando-as dentro de um cesto e levando para o seu covil para comê-las mais tarde. Já para os adultos, ela era vista como uma portadora de riquezas, e acredita-se que ela concede bênçãos maravilhosas para os homens que forem capazes de dominá-la.
Alguns mitos dizem que ela é capaz de ressuscitar dos mortos e regenerar qualquer ferida. Porém, ela possui visão limitada e também é um tanto estúpida e sonolenta, o que torna mais fácil evitar ser capturado por ela. Dizem também que ela emite um grande choro para atrair suas vítimas; o som do vento soprando nos cedros também é dito ser na verdade o seu chamado.
Mitos
De acordo com um mito, certa vez Dzunukwa teve seu filho morto por caçadores. Ela acabou encontrando um jovem órfão que a guiou até o corpo de seu filho, e também ajudou-a a carregá-lo até o seu covil. Em agradecimento ao jovem, ela jogou sobre o mesmo e sobre o corpo de seu filho um pouco de água. Essa água possuía propriedades mágicas, que ressuscitaram o filho de Dzunukwa e transformaram o jovem órfão, deixando-o com uma bela aparência. Ela também ensinou ao jovem o segredo de como fazer as pessoas ressuscitarem com a água, e ele o utilizou para ressuscitar seus pais.
Outro mito conta que certa vez uma tribo conseguiu enganá-la e fazê-la cair em uma fogueira. Ela passou muitos dias queimando, e embora tentasse se regenerar, era novamente consumida pelas chamas, até que finalmente morreu. Ainda de acordo com esse mito, suas cinzas se transformaram em mosquitos.
Arte de Joe Holdsworth |
Ela é basicamente uma mistura do Pé grande com o Krampus que
ResponderExcluirTem fator de cura acelerado,com
Certeza daria trabalho pros
Vingadores
Esse blog é incrível,sempre me
ResponderExcluirSurpreendo quando venho ler e
Nunca fica repetitivo,em especial
Porquê estou escrevendo um livro
De fantasia e aqui foi uma grande
Fonte de inspiração
Muito obrigado!
Excluir