۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
Bieggolmái ("o homem do vento"; também Biegolmai, Biegkålmaj ou Bieggålmåj) é a divindade imprevisível dos ventos e tempestades de verão na mitologia do povo Sami. Sua contraparte é Biegkegaellies, o deus dos ventos invernais. Ele é geralmente retratado com duas pás nas mãos, as quais ele utiliza para conduzir os ventos para dentro e para fora das cavernas. Alguns relatos substituem uma das pás por uma clava, que ele usa para "golpear o vento".
Bieggolmái era uma das três divindades mais importantes entre o povo Sami, e também é reputado como o criador de Sápmi, a região habitada pelos mesmos. De acordo com o mito de criação, Bieggolmái é um monstruoso gigante, e criou a região de Sapmi usando duas enormes pás, uma para movimentar o vento e a outra para derrubar uma quantidade tão grande de neve que ninguém poderia morar lá. Um dia, porém, uma das pás de Bieggolmái quebrou, fazendo com que os ventos diminuíssem e permitindo que Sami finalmente pudessem entrar na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.