20 de julho de 2023

Shōkera

۞ ADM Sleipnir

Shōkera (japonês 精螻蛄 ou しょうけら, "espírito do grilo toupeira" é um yokai do folclore japonês, registrado em pergaminhos ilustrados datados do período Edo, como o Hyakkai Zukan  (百怪図巻, "O Volume Ilustrado de Cem Demônios") de Sawaki Suushi e o Gazu Hyakki Yakō ( japonês: 鳥山石燕 画図百鬼夜行, "A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios") de Toriyama Sekien. Ele é geralmente retratado como um grande demônio de pele escura e três dedos em ambas as mãos e pés, à espreita em cima de algum telhado ou templo religioso. 

Acredita-se que o shōkera seja algum tipo de demônio com conexões com a fé Kōshin, uma religião esotérica popular japonesa com origens no taoísmo. De acordo com a fé Kōshin, existem três vermes ou insetos espirituais, chamados de sanshi (japonês 三尸, "Três vermes), que vivem dentro de cada ser humano. A cada sessenta noites, em uma noite especial chamada kōshin machi, esses vermes deixam o corpo enquanto seu hospedeiro humano dorme. Os sanshi viajam para o céu para relatar as boas e más ações de seus humanos. O imperador do céu então usa essas informações para prolongar ou encurtar a vida das pessoas de acordo com suas ações. 

Enquanto as pessoas boas não têm nada a temer durante o kōshin machi, os perversos podem tentar evitar que suas más ações sejam relatadas ficando acordados e recitando orações a noite toda durante essas noites especiais para que os sanshi não possam deixar seus corpos. É quando o shōkera começa a trabalhar. Ele espreita nos telhados durantes essas noites, espia através de janelas, portas ou clarabóias e caça qualquer um que viole as leis do céu.

Como a religião Kōshin não é mais difundida, e as vítimas de ataques de um shōkera estariam assumindo que cometeram atos perversos ao admitirem terem visto um, nada mais se sabe sobre ele.



fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby