24 de novembro de 2023

Cabra Cabriola

۞ ADM Sleipnir

Arte de Douglas Nogueira @oreticulo

A Cabra Cabriola é uma espécie de bogeyman (bicho-papão) cuja lenda, de origem portuguesa, migrou para os estados do Piauí e Pernambuco durante o séc. XIX e depois se espalhou por todo o Nordeste. Trata-se de uma criatura meio monstro, meio cabra, dotada de um par de chifres, dentes afiados, e que expele chamas e fumaça pelos olhos, nariz e boca.

Segundo o folclore, a Cabra Cabriola costuma correr atrás de suas vítimas para mordê-las, importuná-las ou expulsá-las de algum lugar. Ela também ataca as pessoas que andam por ruas desertas em noites de sexta-feira, especialmente as noites de sexta-feira 13 e sexta-feira da paixão. Porém, sua predileção é por crianças desobedientes, bebês chorões e também por mães em período de amamentação. Ela invade as casas durante a noite, pelo telhado ou pelas portas, para sequestrar as crianças que não obedecem os pais, as quais depois ela devora. Se encontrar mulheres em período de amamentação, a Cabra Cabriola irá mamar no peito das mulheres, azedar o seu leite e depois devorar o seu bebê. 

Arte de Vinícius Galhardo

Dizem que quando ela está se aproximando, é possível ouvi-la cantando, com uma voz rouca, os seguintes versos:

“Eu sou a Cabra Cabriola 

Que como meninos aos pares

Também comerei você

Uns carochinhos de nada." 

Dizem também que quando uma criança começa a chorar de repente, é um sinal de que a Cabra Cabriola está devorando outra criança. Ao escutar qualquer ruído estranho perto de casa, era um costume de antigamente as crianças correrem para perto de seus pais, temendo serem levados por ela. 

Para repelir a Cabra Cabriola, as pessoas costumam fazer o sinal da cruz e rezar um Pai Nosso, mas esfregar dentes de alho nas entradas da casa ou manter um pé de guiné plantando no jardim também são métodos eficazes para mantê-la longe. As crianças que são obedientes, não fazem xixi na cama e são boas com os seus pais não tem nada a temer, pois a Cabra Cabriola não tem o menor interesse nelas, ficando bem longe de suas residências.



fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby