Arte de Viktorija B. |
Bangpūtys (lituano, literalmente "aquele que sopra as ondas") é um deus do mar, das tempestades e dos ventos pertencente à mitologia lituana, outrora cultuado por pescadores e marinheiros. Ele é retratado como um homem dotado de asas e com uma cabeça com duas faces, sobre a qual às vezes há um galo empoleirado. Em uma de suas mãos ele segura um peixe, enquanto na outra ele segura algum utensílio, geralmente um barril. Não se sabe muito sobre suas relações com outros deuses, exceto de que a ele é atribuída a paternidade dos principais deuses do vento: Rytys (leste), Pietys (sul), Šiaurys (norte) e Vakaris (oeste).
É dito que Bangpūtys possui uma natureza rigorosa e violenta, facilmente provocando tempestades e ventos fortes se contrariado. Na tentativa de obter o seu favor, pescadores e marinheiros costumavam queimar uma colher de pau em sua homenagem. Eles também tinham o costume de dedicar o primeiro peixe que pescavam a ele. Alguns ainda colocavam galhos de sorveira em suas redes para proteção contra sua fúria.
Um ritual em homenagem à Bangpūtys é realizado nos dias atuais, durante um festival anual chamado Palangos stinta ("A Espadalha de Palanga"), que celebra a pesca da espadalha, um peixe pequeno e prateado que é popular na culinária lituana. Palanga é uma pequena cidade lituana à beira-mar, que se torna o principal destino de férias durante o verão. Os aldeões acreditam que Bangpūtys ordenou que um de seus filhos, chamado Stintenis, fosse o patrono do festival. Eles fizeram um ídolo de âmbar fundido de Stintenis que está pendurado na parede de um dos cafés da cidade (Palanga Molinis Ąsotis). Dizem que se uma pessoa tocar no ídolo, terá sorte na pesca o ano todo.
Vėjópatis
Vėjópatis ("senhor dos ventos") é outro deus lituano, curiosamente descrito exatamente como Bangpūtys, desde as características físicas ao temperamento. Devido a isso, alguns crêem se tratar do mesmo deus, enquanto outros defendem se tratarem de deuses distintos.
fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.