۞ ADM Sleipnir
Tsui-Goab (Tsũi-||goab) é o ser supremo e o deus dos céus da mitologia dos khoikhoi, (também conhecidos como Khoi, Khoekhoe ou Khoisan), um grupo de povos indígenas do sudoeste da África, principalmente na África do Sul e na Namíbia. A maioria dos estudiosos traduz seu nome como "Joelho Ferido", referindo-se a uma lesão que sofreu em sua batalha com Gaunab, o deus das trevas. Algumas fontes, no entanto, traduzem seu nome como "Alvorecer Vermelho" devido ao seu papel como o deus da aurora e da luz.
Além de atuar como ser supremo, Tsui-Goab também é o deus dos trovões e relâmpagos; os khoikhoi rezam a ele quando precisam de chuva. Ao ouvir uma tempestade se aproximando, algumas tribos se reúnem para cantar um hino de louvor ao deus. Como os relâmpagos dispersam a escuridão, esse fenômeno meteorológico é considerado parte da guerra contínua de Tsui-Goab com Gaunab. Diz-se que Tsui-Goab vive em um "céu belo", enquanto seu arqui-inimigo, Gaunab, "vive em um céu escuro, bastante separado do céu de Tsui-Goab". Como o deus da luz, Tsui-Goab luta contra o deus das trevas todas as noites, trazendo o amanhecer à terra todas as manhãs.
Segundo a lenda, Tsui-Goab travou uma guerra contra Gaunab. Gaunab era mais forte que Tsui-Goab e conseguiu derrubá-lo diversas vezes. Mas Tsui-Goab se recompôs, ganhando força a cada encontro. Tsui-Goab finalmente conseguiu expulsar Gaunab da terra e de volta para sua casa sombria, conhecida como "Céu Negro". Antes de fugir, no entanto, Gaunab conseguiu machucar o joelho de Tsui-Goab. Desde então, Tsui-Goab anda mancando. A guerra deles continua, com dia e noite lutando continuamente pelo domínio.
Legal, acabei de descobrir esse blog
ResponderExcluirE tem várias lendas brasileiras que eu nunca ouvi falar!
Seja bem vindo! Volte sempre.
Excluir