20 de maio de 2024

Suzuri-no-tamashī

۞ ADM Sleipnir

Arte de Ele Willoughby

Suzuri-no-tamashī (japonês 硯の魂 ou すずりのたましい, "espírito do tinteiro") é um yokai do folclore japonês, aparecendo no Konjaku Hyakki Shūi (今昔百鬼拾遺, "Apêndice aos Cem Demônios do Presente e do Passado"), de Toriyama Sekien, o 3º livro de sua tetralogia. Ele é um dos muitos yokais do tipo tsukumogami (付喪神 - "espírito artefato"), surgido a partir de um tinteiro que foi usado para copiar o Heike Monogatari ("Conto dos Heike") por muitas gerações, até que começou a incorporar aspectos dessa história. 

Ilustração do Suzuri-no-tamashī no  Konjaku Hyakki Shūi

Uma das histórias mais sangrentas do antigo Japão, o Conto dos Heike trata da guerra civil entre os clãs Taira e Minamoto, conhecida como a Guerra Genpei. Na batalha naval final da guerra, todo o clã Taira foi brutalmente exterminado. Muitos dos soldados Taira massacrados transformaram-se em espíritos vingativos (onryō), e sua maldição de rancor é dita infectar os tinteiros que têm sido usados para copiar repetidamente sua história.

Suzuri-no-tamashī pode manifestar sons fantasmagóricos e personagens ilusórios da história, que surgem da tinta e causam caos na mesa de escrita. Quando usado, o tinteiro produz sons como o eco do mar, o barulho da batalha e os gritos dos guerreiros. A tinta dentro começa a ondular e se agitar como as ondas do mar, e pequenos barcos e soldados se materializam da tinta.

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby