۞ ADM Sleipnir
Mukunga M'bura é uma criatura mítica da tradição dos Kikuyu, no Quênia, associada ao arco-íris e aos corpos d’água. Ele é descrito como um monstro aquático de natureza predatória, cuja verdadeira forma é desconhecida, pois permanece oculta sob a superfície da água. De acordo com os Kikuyu, o arco-íris visível no céu ou refletido na água seria o reflexo de sua imagem. Mukunga M'bura emerge parcialmente à noite, mantendo sua cauda submersa. Durante as chuvas, ele levanta a cabeça, deita-se de costas e sua coloração muda para vermelho, sendo refletido no céu; em outras ocasiões, aparece com tonalidades verdes. De acordo com a tradição, ele se alimenta de cabras e gado, sendo temido pelas comunidades que vivem próximas aos lugares que habita.
Lendas
Segundo uma das lendas, Mukunga M'bura habitava o Lago Naivasha e saía à noite para roubar o gado dos Maasai, que viviam próximos ao lago. Após repetir o ataque duas vezes, os jovens guerreiros da aldeia prepararam-se para enfrentá-lo. Aqueceram suas lanças no fogo e aguardaram sua chegada. A única parte vulnerável do monstro era a nuca. Quando Mukunga M'bura apareceu novamente, os guerreiros atacaram-no com precisão, perfurando seu pescoço por trás da cabeça. O monstro, mortalmente ferido, caiu morto.
Outro mito relata que Mukunga M'bura, em represália a um menino que pastoreava seu rebanho nas suas terras, engoliu o pai do garoto, toda a aldeia, o gado e as casas, deixando apenas o menino. Quando este cresceu, tomou uma espada e partiu para enfrentar o monstro. Mukunga M'bura, temendo ser morto, implorou ao jovem que perfurasse seu dedo em vez de seu coração, prometendo poupar sua vida. O jovem aceitou, e tudo o que havia sido engolido foi expelido. Inicialmente, o herói poupou o monstro, mas posteriormente, desconfiando de sua maldade, retornou e o matou. Entretanto, uma das pernas de Mukunga M'bura lançou-se em uma poça. No dia seguinte, ao tentar destruir a perna, o jovem encontrou apenas o gado que havia permanecido dentro do monstro.
fontes:
- PATRICIA ANN LYNCH; ROBERTS, J. African mythology A to Z. New York: Chelsea House, 2010.
- Mukunga M’bura: The Killing of the Rainbow. Disponível em: <https://www.oxfordreference.com/display/10.1093/oi/authority.20110803100214972>.
CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.