21 de agosto de 2025

Bhramari

۞ ADM Sleipnir

Arte de Exael Jorquera

Bhramari (em sânscrito: भ्रामरी, transliterado: Bhrāmarī, lit. "semelhante a uma abelha") é uma deusa da mitologia hindu, associada às abelhas, vespas e outros insetos. Considerada uma manifestação da deusa suprema Mahadevi no Shaktismo, ela é retratada como uma divindade poderosa, frequentemente representada com quatro braços, dos quais emanam enxames de abelhas, vespas e marimbondos. 

A Batalha contra Arunasura

A principal narrativa associada a Bhramari encontra-se no Devi Bhagavata Purana (Livro 10, Capítulo 13). Segundo o texto, um poderoso asura (demônio) chamado Arunasura desejava conquistar os devas (deuses). Para isso, realizou austeridades severas às margens do rio Ganges, nas montanhas do Himalaia, buscando favores do deus Brahma.

Impressionado por sua penitência, Brahma concedeu-lhe a bênção de não poder ser morto por armas, homens, mulheres, nem por nenhuma criatura de duas ou quatro pernas. Arunasura, então, formou um exército de daityas (um clã de asuras filhos de Diti e do sábio Kashyapa) e declarou guerra aos deuses, tomando o controle de divindades celestes como Surya (o Sol), Chandra (a Lua), Yama (o deus da morte) e Agni (o fogo).

Diante da ameaça, os devas recorreram inicialmente a Brahma e Vishnu, mas foi Mahadevi, a Mãe Suprema, quem concebeu a solução. Sabendo das limitações da bênção de Arunasura, ela decidiu criar uma forma divina que não se encaixasse em nenhuma das condições impostas.

Durante a batalha final, Mahadevi surgiu atrás de Shiva, crescendo até um tamanho imenso e manifestando uma forma coberta de insetos, entre eles abelhas, vespas, moscas e e outros insetos de seis patas. Essa forma passou a ser conhecida como Bhramari. Bhramari lançou seus insetos sobre os daityas, que foram dizimados. Por fim, quando Arunasura permaneceu como o último combatente, os insetos devoram seu corpo, matando-o sem violar a bênção de Brahma, pois eles não se enquadravam nas categorias protegidas. Após a vitória, os insetos retornaram ao corpo da deusa, e os devas, libertos, louvaram sua nova manifestação.

Textos Sagrados e Referências

A deusa Bhramari é mencionada em diversos textos sagrados do hinduísmo, que destacam seu poder destrutivo e protetor, especialmente contra forças demoníacas. No Devi Bhagavata Purana, Bhramari é descrita como uma manifestação da deusa Lakshmi, associada à prosperidade. O texto destaca seu papel na derrota de demônios poderosos como Shumbha, Nishumbha e Raktabīja.

No Lakshmi Tantra, a própria deusa Lakshmi profetiza sua futura encarnação como Bhramari:

"Na sexagésima era, surgirá um demônio chamado Aruna, que causará grande sofrimento. Então, eu assumirei a forma de Bhramari, cercada por incontáveis abelhas, e destruirei o demônio, salvando os três mundos."

Embora não seja o foco principal, o Devi Mahatmya, parte do Markandeya Purana, também menciona Bhramari brevemente como uma das diversas formas assumidas pela Deusa Durga na luta contra o mal.

No contexto do Yoga, o nome Bhramari é associado a uma técnica de respiração chamada Bhramari Pranayama. Essa prática imita o som zumbido de uma abelha e é utilizada para induzir estados de calma mental, reduzir a ansiedade e melhorar a concentração.

Culto e Templos

A adoração a Bhramari está presente em diversos locais sagrados na Índia, especialmente em suas formas regionais:

  • Bhramaramba: Venerada ao lado de Shiva no templo Mallikarjuna, em Srisailam (Andhra Pradesh). Este local é um dos doze Jyotirlingas (1) e também um dos dezoito principais Shakti Peethas (2), sendo um importante centro de culto à energia feminina.
  • Bhramari Sri Durga Parameshwari: Cultuada em Kateel (Karnataka), onde é reverenciada como uma forma protetora e feroz da deusa Durga.

Notas:

(1) Jyotirlinga: manifestações especiais de Shiva em forma de luz (do sânscrito jyoti = luz, linga = símbolo de Shiva)

(2) Shakti Peetha: santuários sagrados dedicados à deusa Shakti, que representam locais onde partes do corpo da deusa Sati (primeira esposa de Shiva) teriam caído após sua autoimolação.

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby