11 de setembro de 2025

Thrivaldi

۞ ADM Sleipnir


Thrivaldi (em nórdico antigo: Þrívaldi, "três vezes poderoso") foi um jötunn (gigante) da mitologia nórdica, conhecido por possuir nove cabeças e por ter sido morto pelo deus Thor. Embora sua história não seja amplamente desenvolvida, ele é mencionado em fontes antigas como um dos muitos adversários derrotados por Thor em sua eterna luta contra os gigantes.

A figura de Thrivaldi aparece principalmente no poema Skáldskaparmál de Snorri Sturluson, onde é descrito como um dos muitos adversários abatidos pelo deus do trovão.
"Tu quebraste a perna de Leikn,
Fizeste Starkadr se curvar,
Feriste Thrívaldi,
Pisaste sobre o corpo sem vida de Gjálp".
Thor é referido por Snorri como vegandi Þrívalda ("matador de Thrivaldi"), um kenning — expressão poética típica da literatura escáldica — que exalta essa façanha divina. O escaldo Bragi Boddason, um dos mais antigos poetas nórdicos conhecidos, descreve o deus como aquele que "rachou as nove cabeças de Thrivaldi" (sundrkljúfr níu höfða Þrívalda). Outro escaldo, Vetrliði Sumarliðason, também exalta Thor por tê-lo "esmagado" (lemja). O nome de Thrivaldi também aparece nas þulur, listas de termos e nomes poéticos utilizadas por escaldos para enriquecer seus versos.

Arte de Simon Dickie

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby