16 de novembro de 2025

Dapu

۞ ADM Sleipnir


Dapu é uma divindade primordial da mitologia dos kapampangan, povo etnolinguístico das Filipinas. Conhecida também como Indung Tíbuan (“a mãe da qual viemos e crescemos”), Dapu é representada como um crocodilo gigantesco que habita as profundezas de Indung Láwut (“Mãe Oceano”).

Segundo as tradições kapampangan, Dapu sustenta Yátu, a Terra, em suas costas. Seus movimentos nas águas profundas são responsáveis pelos terremotos e, quando se enfurece, acredita-se que provoca enchentes nos rios. Para apaziguá-la e restaurar o equilíbrio natural, realizavam-se procissões fluviais chamadas líbad, rituais de oferenda às águas e de renovação da vida no início da estação chuvosa.

Com a chegada do cristianismo, essas antigas celebrações aquáticas foram reinterpretadas dentro da nova fé. O antigo ciclo de renovação ligado a Dapu e às chuvas passou a ser associado à festa de São Pedro (conhecido localmente como Ápung Irû), apóstolo pescador e guardião dos mares e rios. A procissão fluvial de São Pedro em Apalit, realizada anualmente de 28 a 30 de junho, preserva muitos elementos das práticas rituais dedicadas a Dapu — mantendo viva, sob forma cristianizada, a antiga reverência kapampangan às águas e às forças da natureza.

Arte de Devi Villanueva

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby