۞ ADM Sleipnir
Hidra de Lerna (grego: Ὑδρα Λερναια) é um gigantesco monstro presente na mitologia grega, dito ter habitado um pântano junto ao lago de Lerna, na Argólida, costa leste do Peloponeso. Foi um dos descendentes dos monstros Tifão e Equidna, criado pela deusa Hera, com a intenção de usá-lo para eliminar seu desafeto, o herói Héracles.
Características
O monstro é descrito como tendo o corpo de uma serpente marinha dotada de nove cabeças (por padrão; esse número pode variar de cinco até cem de acordo com alguns autores), que quando eram cortadas, davam lugar a duas novas cabeças. Dentre essas nove cabeças, havia uma que era imortal e sequer podia ser ferida. Além disso, esse monstro era tão venenoso que era capaz de matar homens apenas com o seu hálito; se alguém chegasse perto dela enquanto ela estivesse dormindo, apenas sentir o cheiro já fazia com que a mesma caísse no chão agonizando em terrível tormento.
Confronto contra Héracles
A Hidra foi confrontada e derrotada por Héracles durante a execução de seu segundo trabalho. Héracles viajou até Lerna em uma veloz carruagem que tinha seu fiel sobrinho Iolau como cocheiro. Quando finalmente chegaram, Héracles pediu que Iolau ficasse com os cavalos, enquanto ele atirava flechas em chamas para atrair a Hidra para fora de seu covil. Quando o monstro saiu, Héracles o atacou de imediato, utilizando uma espada de bronze (ou uma foice, de acordo com algumas versões) para cortar suas cabeças. Porém, ele logo percebeu que novas cabeças nasciam no lugar das que foram decapitadas.
Héracles então pediu ajuda à Iolau, que foi cauterizando os cortes feitos por Héracles e assim impedia que novas cabeças nascessem. Restando apenas a cabeça que era imortal, Héracles desferiu um golpe nela com sua clava para atordoá-la. Depois, arrancou-a com suas próprias mãos e a enterrou em um buraco profundo na terra, colocando uma enorme pedra em cima dele para que nunca mais pudesse sair. Por fim, instruído por Atena, Héracles banhou suas flechas no sangue da serpente para torná-las venenosas.
Héracles levou as cabeças da Hidra para o rei Euristeu, como prova de que ele a havia eliminado. Euristeu no entanto não considerou esse trabalho válido, pois Héracles teve a ajuda de seu sobrinho.
Auxilio de Hera
Durante a batalha, a deusa Hera enviou um caranguejo gigante, Carcinos, para auxiliar a Hidra e atrapalhar Héracles, mas o herói facilmente o liquidou pisoteando-o. Embora tenha falhado em sua missão, Carcinos foi colocado nos céus por Hera, convertendo-se na constelação de Câncer.
Arte de Michele LaPlante |
Alguns estudiosos sugerem que essa teria sido um adição feita posteriormente ao mito com o intuito de fazer com que os trabalhos de Héracles correspondessem ao zodíaco. A própria Hidra também foi elevada às estrelas como a maior das constelações, vizinha à de Câncer.
Participação indireta na morte de Héracles
O veneno da Hidra era tão poderoso que seria a causa da morte do próprio Héracles mais tarde, após ferir mortalmente o centauro Nesso com as flechas envenenadas. O centauro havia tentado raptar Dejanira, a esposa de Héracles. Aparentemente arrependido e certo de sua morte, Nesso deu seu sangue a Dejanira, dizendo que era uma poção do amor para ser usada na roupa. Dejanira acreditou e quando sentiu ciúmes de Íole, usou o sangue de Nesso para banhar as roupas de Héracles, que ao vesti-las sentiu dores de queimadura insuportáveis, optando pelo suicídio na pira crematória a ter que suportá-las.
"Hercules Tearing the Burning Robe" por ZURBARAN, Francisco de (1598-1664) |
fontes:
- https://www.theoi.com
- O Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch;
- https://mitographos.blogspot.com/2015/10/hercules-os-doze-trabalhos-hidra-de.html
Otimo artigo, parabens
ResponderExcluirIsto tá igual á wikipedia!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluira mitologia e surpreendente
ResponderExcluirmuito bom esse site
ResponderExcluirA mitologia grega é fantástica, não tem passatempo melhor ! ^^
ResponderExcluirAdorei seu relato sobre a Hidra, foi bem sucinto e elucidativo.
obg
Todas as pessoas deveriam se enriquecer com mitos que se provaram imortais como esse. Boa Leitura.
ResponderExcluirTa errada a lenda era 4 cabecas e nao sete
ResponderExcluirFonte?
Excluirpode ser sete,isso depende da versão
Excluirótima para fazer pesquisas vou imprimir para apresentar para a professora de português
ResponderExcluirEu também
Excluirta igual a dos outros sites
ResponderExcluirentao morre
ExcluirAdorei o site.Ja esta favoritado
ResponderExcluiradoorei , obg
ResponderExcluircara que foda seu trabalho, gostei pra caramba!!! e essas imagens são show!!!
ResponderExcluirnao da para copiar
ResponderExcluirMano goste foi ótimo para meu trabalho de português. Valeu por ter esse site muito bom
ResponderExcluirMelhor site para mitologia, e independente do tamanho da equipe, devem ser pessoas muito cultas, pois o conteúdo do site é imenso. Parabenizo-o(os)
ResponderExcluirObrigado!!!
ExcluirPorém, recomendo que parem de buscar informações na Wikipédia, qualquer um pode alterar as informações lá, e não é confiável. Inclusive, lá está dito que Hércules morreu em um momento onde sua esposa estaria viva, mas que eu sabia, ele teve de fazer os trabalhos por ser possuído à matar sua família por Hera. Mas! Não tenho certeza, só recomendo não usarem mais a Wikipédia.
ResponderExcluirOlá Paulo! Obrigado pelo comentário! Você tem razão quanto ao fato de qualquer um poder alterar as informações da Wikipédia, mas nem por isso o material de lá é ruim. Principalmente a versão em inglês (que é a que eu costumo consultar) que tem um material vasto e interessante sobre mitologia. Além disso, sempre pesquiso algo em vários lugares antes de postar, para ver se as informações procedem, pois é comum na mitologia haverem várias versões para um mito. Sobre Héracles, ele teve mais de uma esposa, e Dejanira foi a última delas, portanto não há nenhum equívoco no texto em relação a isso.
ExcluirMuito bom.Acho bem interessante esses sites sobre a mitológica pois com eles podemos aprimorar um pouco do nosso conhecimento do passado não é!É sempre relembrar o antigo!(mesmo sendo mito)
ExcluirLegal este artigo mais eu vou um X-Burguer, ALguem aqui conhece o Irineu?
ResponderExcluirNão acho bem isso.
ExcluirA setinha do mause ta maneirona, eu pensava que hydra era um avião do GTA V, nem sei o que eu eu estou escrevendo, mas o site é bom :)
ResponderExcluirÓtimo documentário me ajudou no tema de história
ResponderExcluirAmei o artigo
ResponderExcluirSuper recomendo
Top d+
bom legal, e util
ResponderExcluirna primeira foto tem 16 cabeças
ResponderExcluirO número de cabeças que a Hidra de Lerna possui varia conforme as várias versões da história. Não existe um número preciso, até porque a lenda diz que se cortar uma, duas nascem no lugar.
Excluirse um bicho desse existisse ele viveria na Austrália, se discorda procure pelos animais mais perigosos do mundo e provavelmente você vai concordar.
ResponderExcluir