Kokopelli é um deus da fertilidade, geralmente representado como um flautista corcunda (muitas vezes com penas ou antena e como saliências na cabeça), que tem sido venerado por algumas culturas nativas norte-americanas no sudoeste dos Estados Unidos. Como a maioria das divindades da fertilidade, Kokopelli preside tanto o parto e agricultura. Ele também é um deus trapaceiro e representa o espírito da música.
Entre os Hopi (povo indígena nativo da América do Norte), Kokopelli carrega fetos nas costas e os distribui para as mulheres, por esta razão, as meninas muitas vezes o temem. Ele frequentemente toma parte em rituais relativos ao casamento, e se Kokopelli é por vezes representado com uma consorte, uma mulher chamada Kokopelmana pelo povo Hopi. Diz-se que Kokopelli pode ser vista na Lua cheia e minguante, muito parecido com o "coelho na lua ".
Kokopelli também preside a reprodução de animais de caça, e por esta razão, ele é muitas vezes representado com companheiros animais como o veado ramsand. Outras criaturas comuns associados são cobras ou animais como lagartos e insetos.
Em seu domínio sobre a agricultura, o flautista Kokopelli afugenta o inverno e traz a primavera. Muitas tribos, como os Zuni, também associar Kokopelli com as chuvas. Ele freqüentemente aparece com Paiyatamu, outro flautista, em representações de milho de moagem cerimônias. Algumas tribos dizem que ele carrega sementes e bebês nas costas.
Nos últimos anos, a versão masculina de Kokopelli tem sido adotada como uma maior símbolo do sudoeste dos Estados Unidos como um todo. Sua imagem adorna inúmeros itens, como camisetas, bonés e chave cadeias. A ciclovia entre a Grand Junction, Colorado, e Moab, Utah, é agora conhecida como a Trilha Kokopelli.
Kokopelli é reverenciado pelo menos desde o tempo dos povos ancestrais Pueblo. As primeiras imagens conhecidas dele aparecem em cerâmica Hohokam datado em algum momento entre 750 e 850 d.C..
Kokopelli podem ter sido originalmente uma representação dos antigos comerciantes astecas, conhecidos como pochtecas, que pode ter viajado para a região do norte da Mesoamérica. Estes comerciantes trouxeram suas mercadorias em sacos pendurados em suas costas e este saco pode ter se transformado em corcova familiarizado Kokopelli. Algumas tribos consideram Kokopelli ter sido um comerciante. Estes homens podem também ter usado flautas de anunciar-se como amigável quando eles se aproximaram de um acordo. Esta origem ainda está em dúvida, no entanto, uma vez que as primeiras imagens conhecidas de Kokopelli são anteriores à grande era da Mesoamérica Ancestral e do comércio de povos Pueblo por várias centenas de anos.
Muitos acreditam que Kokopelli era mais do que um comerciante, e mais significativamente, um transportador de informação importante e bugigangas de longe. Como um contador de histórias, por excelência, Kokopelli tinha o dom de línguas com um repertório formidável de habilidades do corpo de linguagem narrativa para elogiar seus muitos talentos. Anúncio de costume Kokopelli ruidosa chegada garantidos tanto a identidade e, portanto, a segurança, de sua presença única em uma comunidade. Muitas vezes acompanhada de um aprendiz em suas viagens e comércio, Kokopelli era importante na ligação entre comunidades distantes e diversificadas. Na América do Sul (Andes), o personagem do "Ekeko" funcionava da mesma forma. Após a chegada, o seu bater e tinir de suas mercadorias penduradas tudo sobre suas costas sinalizava todos os produtos que tinha para uma noite de entretenimento e comércio.
Ainda hoje, os eventuais visitantes de fora são chamados de "Kokopelli" quando trazem notícias, histórias, e quinquilharias do mundo exterior para compartilhar com os pequenos pueblos ou aldeias.
Outra teoria é que Kokopelli é um inseto antropomórfico. Muitas das primeiras representações de Kokopelli são similares a um inseto. O nome "Kokopelli" pode ser uma combinação de "Koko", outra divindade Hopi, a uma palavra Hopi para designar a mosca ladra do deserto, um inseto com uma tromba acentuada e arredondado para trás, que também é conhecido por suas aplicadas inclinações sexuais. A etimologia mais recente é que Kokopelli significa literalmente "kachina corcunda" (espírito corcunda), porque os Hopis eram da tribo de quem os exploradores espanhóis aprenderam sobre o deus, e passaram a usar seu nome comumente.
Kokopelli é uma das figuras mais encontradas nas pinturas rupestres e pictogramas do Sudoeste. A primeira figura conhecida e datada de cerca de 1000 dC. Os missionários espanhóis na área convenceram os artesãos Hopi a omitir e falar de suas representações da figura. Como a maioria das kachinas, o Hopi Kokopelli era frequentemente representado por um dançarino humano. Kokopelli é uma escultura frequentemente esculpida hoje.
Uma figura semelhante é encontrado em produtos manufaturados da cultura do Mississipi, sudeste dos EUA. Entre aproximadamente 1200-1400 AD, vasos de água foram criados na forma de uma mulher corcunda. Estas formas podem representar uma heroína cultural ou ancestral fundador, e pode também refletir os conceitos relacionados com as bênçãos vivificantes de água e da fertilidade.
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