Dakuwaqa (ou Dakuwanga, Ndakuwang-Ga, Ndakuwangga) é um deus-tubarão da mitologia fijiana, e um dos mais conhecidos dentro de seu panteão. Ele é um dos temíveis deuses guardiões dos recifes das ilhas Fiji, e o mais arrogante, agressivo e agitado dentre eles. Dakuwaqa é um ser metamorfo, capaz de assumir a forma que quissesse. Sua forma mais comum é a de um homem forte e com o torso de tubarão, mas ele frequentemente se transforma em um tubarão completo, e nessa forma. viaja ao redor das ilhas de Fiji desafiando os demais deuses guardiões do recife.
Dakuwaqa estava sempre à procura de um desafio, viajando de ilha em ilha e buscando enfrentar qualquer um disposto a enfrentá-lo. Segundo uma lenda, certa vez ele desafiou o deus da província de Lomaiviti e após sair vitorioso, decidiu partir em direção à Suva. O guardião do recife de Suva aceitou o desafio de Dakuwaqa, e uma grande batalha entre os dois ocorreu. Seu combate foi tão intenso que o choque entre seus golpes provocou grandes ondas que avançaram para dentro da boca do rio Rewa, inundando a região ao redor do rio.
No fim, Dakuwaqa saiu vitorioso novamente, e então prosseguiu o seu caminho de lutas. Perto da ilha de Beqa, outro deus-tubarão (e seu amigo) chamado Masilaca contou-lhe sobre a grande força dos deuses que guardavam a ilha Kadavu e, maliciosamente, perguntou a Dakuwaqa se ele teria coragem de enfrentá-los. No mesmo instante, Dakuwaqa assumiu sua forma de tubarão e saiu em disparada em direção à Kadavu. Assim que ele se aproximou do recife, avistou um polvo gigante guardando a passagem para o mesmo..
O polvo, chamado Rokobakaniceva, também era um deus, e ao ver Dakuwaqa vindo em sua direção, se prendeu no recife com quatro de seus tentáculos, enquanto usou os outros quatro para prender Dakuwaqa e apertá-lo fortemente. Em seguida, se soltou do recife e usou os outros tentáculos para envolver Dakuwaqa completamente. Totalmente imobilizado, Dakuwaqa tentou o que pode mas não tinha nada que ele fosse capaz de fazer para se soltar de Rokobakaniceva. Após muito tempo lutando e tentando resistir, Dakuwaqa acabou se rendendo.
“The Octopus”, ilustração de Tara Bonvillain, copyright 2017 |
Rokobakaniceva prometeu a Dakuwaqa que iria libertá-lo, mas sob duas condições: a primeira era que Dakuwaqa deveria deixar de ter raiva o tempo todo e ficar buscando briga com os outros guardiões; a segunda, que ele iria parar de assediar as criaturas que viviam nos recifes. Outra versão do conto afirma que Dakuwaqa implorou pela misericórdia de Rokobakaniceva, e garantiu ao polvo que se ele poupasse sua vida, ele nunca mais faria mal a qualquer pessoa de Kadavu.
Independente da versão, Dakuwaqa foi liberto, e não só passou a proteger os recifes e as criaturas que vivem lá, mas também aos pescadores e mergulhadores que respeitam o magnífico mundo subaquático de Fiji. Ainda hoje, quando os pescadores locais saem para pescar, eles derramam uma taça de yaqona (a bebida local de Kadavu) no mar para que Dakuwaqa lhes garanta um retorno seguro.
Olá venho acompanhando há alguns messes acho que dese de o começo do ano e todo dia acesso seu site, gostaria de te fazer uma pergunta aonde posso encontrar mais sobre essa mitologia e também existe algum livro a respeito disso? Se tiver por favor me avise ótimo post e excelente trabalho
ResponderExcluirOlá, infelizmente não conheço nenhum livro sobre o assunto. Você poderá encontrar mais coisas sobre a mitologia fijiana no google, porém a maior parte dos textos são em inglês. Pesquise "Fijian Mythology". No caso de eu encontrar mais textos sobre o tema certamente irei traduzir e trazer para o blog.
ExcluirOlá, eu acompanho o blog desdo ano passado, e tenho que dizer uma coisa, ele é muito bom e dedicado! Sempre tem novos materias, que eu até em tão desconhecia, fiquei sabendo de inumeras coisas graças a esse blog, eu peço que vocês vazam, uma matéria sobre os deuses indigenas.
ResponderExcluirMUITO FODA
ResponderExcluirvcs deviam fazer sobre o kraken tbm
ResponderExcluirKraken foi uma das primeiras postagens feitas por mim no Portal dos Mitos, a 2 anos atrás. Dê uma olhada no Mapa do Blog, seção "Lendas"
Excluirachei a espada do ultimo desenho muito bonita, ela realmente foi usada pelos povos de fiji?
ResponderExcluir