9 de fevereiro de 2015

Gugalanna

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia mesopotâmica, Gugalanna (ou Gudanna), mais conhecido pelo nome de "Touro do Céu", era uma criatura mítica ou divindade, consorte de Ereshkigal, a deusa da morte e governante de Irkalla (o submundo) e  controlado pelo Senhor do Céu, An/Anu. Ele é geralmente representado nas artes como um touro gigante e/ou alado ou como um ser com características de homem e de touro, semelhante á outra criatura mesopotâmica, o Lamassu.

Participação no Epopéia de Gilgamesh

Na Epopéia de Gilgamesh, o herói se recusa a ceder as investidas de Inanna/Ishtar, que desejava tê-lo como seu consorte. Profundamente insultada, Inanna/Ishtar retorna aos céus e clama ao seu pai, o deus An/Anu, para que ele enviasse Gugalanna para matar Gilgamesh e também destruir a cidade de Uruk. 


An/Anu atende o seu pedido, e Gugalanna é enviado à Uruk, onde ele abre enormes crateras no chão somente com o seu sopro, matando centenas de pessoas. Gilgamesh vai ao encontro de Gugalanna, e novamente com a ajuda de seu amigo Enkidu, consegue derrotá-lo. Inanna/Ishtar fica enfurecida, e Enkidu a insulta, arrancando uma das coxas de Gugallana e, após ameaçar fazer o mesmo com ela, ele arremessou a coxa de Gugalanna no rosto da deusa. Essa ofensa custaria mais tarde a vida de Enkidu.

No poema"A Descida de Inanna", a deusa do céu desce ao submundo para prestar suas condolências a sua irmã Ereshkigal, após a morte de seu consorte. O Touro do Céu foi identificado com a constelação de Touro, e o mito de sua morte pode ter tido um significado astronômico para os antigos mesopotâmicos.

Arte de Oleg Kuzmin



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 


2 comentários:

  1. O pai de Inanna, era Nannar: filho de Enlil, que era filho de Anu. Nessas circunstâncias, Inanna era bisneta de Anu. Agora, quando vocês colocarem, outro personagem da mitologia suméria. Pesquisem sobre Asushunamir, e entenderão o que digo. Grato pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, anônimo. Coloquei Anu no texto acima pois era o que o original dizia, e se analisarmos a história, combina melhor. Na postagem sobre Ishtar (http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/03/ishtar.html) eu vi aqui que mencionei Nannar/Nanna como um de seus pais. Na mitologia sempre tem dessas coisas, várias versões e fontes para um mesmo mito.

      Vou pesquisar sobre o Asushunamir, e se possível, farei uma postagem sobre ele também.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby