26 de maio de 2015

Haetae

۞ ADM Sleipnir


Haetae (coreano 해태, também escrito Haitai ou Haechi) é uma criatura lendária pertencente a mitologia coreana, também presente na mitologia chinesa sob o nome de Xiezhi (獬豸). Ela possui a aparência de um cão com juba de leão, com um corpo coberto de escamas e usando um sino pendurado no pescoço. Ocasionalmente é representado com um chifre no meio da testa, semelhante a um unicórnio.

De acordo com as lendas, o Haetae é uma criatura sábia, e possui a capacidade de ver tudo, julgar o bem e o mal e proteger contra desastres naturaisEle também possui a incrível habilidade de poder parar, voltar ou avançar no tempo. Esta criatura incomum também é capaz de morder a lua, o que segundo a lenda, explica o período minguante da lua.

A presença de um par de estátuas representando o Haetae em frente de todos os palácios principais da Coreia é essencial. Aliás, sua imagem também é colocada na entrada de lojas, restaurantes, e até mesmo nas casas como uma maneira supersticiosa de proteção. Em 2009, o Haetae foi adotado como mascote oficial da cidade de Seul. A elaboração do desenho do mascote teve como base a estátua do Haetae que fica no palácio Gyeongbokgung.  

4 comentários:

  1. haetae e Komainu (Shisa) são as mesma criatura ou são diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haetae e Komainu, pelo que eu pude apurar, são a mesma criatura, sendo o Komainu importado da Coréia, que por sua vez importou o mito da China. O Shisa, apesar de ser igualado ao Komainu as vezes, é levemente diferente, e foi importado diretamente da China.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby