۞ ADM Sleipnir
Arte de Sanhueza |
A Mulher-cervo (Deer Woman ou Deer Lady em inglês) é um espírito nas lendas de muitos povos nativos americanos, incluindo os Sioux, Cherokee, Ojibwe, Pawnee, Seminole e Choctaw. Costuma aparecer na forma de uma bela jovem, como um cervo ou veado, ou ainda pode assumir uma forma híbrida.
Embora fosse comumente considerada um espírito benigno, associada a fertilidade e ao amor, algumas histórias retratam a Mulher-cervo como uma figura mais perigosa, que seduz os homens, especialmente os adúlteros ou promíscuos, e os guia para a morte. Ela muitas vezes desempenha um papel de bogeyman (bicho-papão), que pisoteia pessoas incautas, especialmente jovens obcecados por mulheres ou crianças desobedientes.
Arte de Daria Nabok |
Algumas pessoas dizem que esta versão mais violenta da Mulher-cervo é realmente uma mulher humana que se transformou em um cervo após ter sido estuprada, ou foi trazida de volta à vida pelo espírito original da Mulher-cervo depois de ter sido assassinada. Outros dizem ainda que ela é a mesma velha Mulher-cervo, e que apenas deve ter algumas boas razões para estar em pior estado de espírito hoje em dia.
Na tradição Ojibwe, ela pode ser banida através de cantos e do uso do tabaco. Outros dizem que seu feitiço pode ser quebrado ao ver seus cascos, que ainda possui em forma humana.
Arte de Alexandra Malmquist |
P.cast e K.cast fizeram um livro com uma personagem principal parecida com essa mulher cervo (muito parecida), provavelmente veio da mitologia Cherockee porque as duas são apaixonadas por essa cultura.
ResponderExcluir