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Arte de Wol06 |
Cocijo (ou Pitao Cocijo, ocasionalmente escrito Cociyo, "relâmpago" na língua zapoteca) é o deus da chuva e das tempestades pertencente à civilização pré-colombiana zapoteca do sul do México. Ele possui atributos característicos de deidades mesoamericanas semelhantes associadas à chuva, trovões e raios, como Tlaloc, da civilização asteca e Chaac, da civilização maia.
De grande importância e veneração para os zapotecas, Cocijo foi uma das divindades mais importantes para eles, e o mais representado em sua arte. Ele era considerado o grande deus do relâmpago e criador do mundo. Na mitologia zapoteca, ele criou o sol, a lua, as estrelas, as estações, a terra, as montanhas, os rios, as plantas e os animais, e o dia e a noite, exalando e criando tudo a partir de seu sopro. Ele era também a divindade da neblina, das nuvens, do orvalho, do granizo, bem como de fontes terrestres de água.
Aparência
Na arte zapoteca, Cocijo era representado com um rosto zoomórfico com um focinho largo e grosseiro e com uma longa língua serpentina bifurcada. Às vezes, ele é representado segurando um vaso em suas mãos. Uma das características mais notáveis de Cocijo é que suas representações muitas vezes contêm alusões ao glifo zapoteca para água.
Uma escultura de Cocijo contendo o glifo para água em seu cocar. Em exibição no Museu Nacional de Antropología do México.
As representações de Cocijo combinam elementos terra-jaguar e céu-serpente, que são associados à fertilidade. Suas sobrancelhas representam os céus, suas pálpebras inferiores representam nuvens e sua língua de serpente bifurcada representa um relâmpago.
Período clássico
No sítio arqueológico zapoteca tardio de Lambityeco em Oaxaca, os bustos de estuque de Cocijo são retratados segurando uma jarra derramando água em uma mão e raios na outra. Durante o Período Clássico o jaguar foi associado, pelo menos em parte, ao Cocijo.
Período pós-clássico
Entre os zapotecas do período pós-clássico, as quatro divisões de 65 dias do calendário de 260 dias eram chamadas de cocijos, o que implica que havia um Cocijo diferente associado a cada direção cardinal. Ritos religiosos, incluindo derramamento de sangue, eram realizados para cada um desses quatro Cocijos. Como pagamento pela chuva, Cocijo frequentemente recebia sacrifícios humanos, principalmente crianças, mas também de adultos (embora fosse menos frequentes).
Período colonial
A adoração de Cocijo continuou pelo menos até os primeiros tempos coloniais. No final da década de 1540, três líderes comunitários de Santo Domingo Yanhuitlán foram acusados pelos habitantes de aldeias vizinhas de fazerem sacrifícios humanos à divindade, sendo julgados pelo inquisidor Francisco Tello de Sandoval.
Cultura Popular
Cocijo aparece em "O Último Dia", primeiro episódio da animação Onyx Equinox, inspirada na mitologia mesoamericana. Ele é um dos deuses que surgem para proteger a cidade do ataque das criaturas do submundos, comandadas por Mictlantecuhtli. Após a aparição do próprio Mictlantecuhtli, Cocijo foge.
fontes:
- Cocijo. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Cocijo#:~:text=Cocijo%20was%20said%20to%20be>
- BINGHAM, A.; ROBERTS, J. South and Meso-American Mythology A to Z. [s.l.] Infobase Publishing, 2010.
Boa noite, você poderia trazer a lenda do Chakwa? É uma lenda urbana indiana que é um espírito cuja aparição se fala a de um coelho correndo sozinho até um canto escuro para atacar suas vítimas.
ResponderExcluirVou pesquisar a respeito. Se eu encontrar algo consistente eu posto no futuro.
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