26 de maio de 2023

Wadj-wer

۞ ADM Sleipnir

Arte de Galgannet

Wadj-wer ("o grande verde" em egípcio, também escrito Uatch-urera um deus egípcio da fertilidade, comumente acreditado como sendo uma personificação do Mar Mediterrâneo. Alguns textos antigos sugerem que ele também representava as lagoas e lagos do extremo norte do delta do Nilo, uma vez que descrevem o "grande verde" como terras secas que podem ser cruzadas a pé, possivelmente uma menção de caminhos entre dois ou mais lagos.

A representação mais antiga conhecida de Wadj-wer é datada da 5ª Dinastia, estando gravada em um relevo presente no templo mortuário da pirâmide de Sahure, em Abusir. Neste relevo, ele possui uma aparência semelhante ao deus Hapi, mas com seu corpo preenchido por ondulações de água, sugerindo a rica pesca nos lagos do DeltaEle caminha entre as figuras da fecundidade, carregando um pão de oferenda sobre uma esteira e com símbolos de vida (ankh) suspensos em seu braço. 

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby