۞ ADM Sleipnir
Arte de misellapuella |
Peito (grego ΠειΘω, "persuasão") era uma deusa grega ou espírito personificado (daimona) da persuasão. Ela representa tanto a persuasão sexual quanto a persuasão política, além de estar ligada à arte da retórica. Entre os romanos, era conhecida como Suada ou Suadela. Seu oposto é Bia, a personificação da força, poder e compulsão. Ela era geralmente retratada como uma mulher com a mão levantada em um ato de persuasão ou fugindo de uma cena de estupro. Seus atributos eram uma bola de barbante e uma pomba.
A genealogia de Peito é variada, com diferentes autores atribuindo diferentes origens a ela. Segundo o poeta Hesíodo, Peito era filha dos titãs Oceano e Tétis, mas outros poetas atribuem seu parentesco a deusa Afrodite, ao titã Prometeu ou a daimona Ate. Além disso, em algumas versões, ela é casada com Hermes ou com o herói Foroneu.
Na mitologia, Peito desempenha um papel limitado, principalmente aparecendo como uma serva e arauto da deusa do amor Afrodite. Ela é mencionada em contextos relacionados a casamentos e persuasão, como no episódio do rapto de Helena por Páris, onde sua presença levanta questões sobre a capacidade dos mortais de resistir ao seu poder persuasivo.
Embora não fosse amplamente adorada, Peito era objeto de culto em várias cidades gregas, incluindo Atenas, Sicião, Megara e Argos. Ela desempenhou um papel fundamental na promoção da harmonia cívica e interpessoal, principalmente em Atenas e Argos, onde sua adoração estava ligada a rituais de persuasão e casamento. Em Atenas, Peito era venerada como a deusa da persuasão sexual e retórica, desempenhando um papel significativo na retórica política e na democracia. Além de Atenas, Peito tinha cultos em outras cidades gregas, muitas vezes sendo associada a Ártemis. Seu papel na persuasão era considerado essencial para o sucesso do estado democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.