Tétis (grego Τηθυς, "ama" ou "avó") é uma titânide da mitologia grega, associada às fontes de água doce e a fertilidade dos mares. Ela é uma dos doze titãs filhos de Urano e Gaia, e consorte e irmã do titã Oceano, com quem foi mãe dos Potamoi (deuses-rios), das Oceânides (ninfas de nascentes, córregos e fontes) e das Néfeles (ninfas das nuvens). Ela e Oceano governaram as águas oceânicas no período em que os titãs dominaram o mundo.Tétis alimenta as nascentes de seus filhos potamoi com as águas de Oceano, arrastadas por aquíferos subterrâneos.
Arte de Gerard Mirabelli |
Mitologia
Tétis não desempenhou nenhum papel ativo na mitologia grega. Como todas as suas irmãs, ela não se envolveu no conflito entre os deuses do Olimpo e os Titãs (a Titanomaquia), e foi portanto, poupada de ser aprisionada no Tártaro. De acordo com um relato de Hera em uma passagem da Ilíada, durante os eventos da Titanomaquia, Réia a entregou aos cuidados de Tétis e Oceano para sua proteção e eles a cuidaram e trataram como se ela fosse sua filha. Na ocasião, Hera relata falsamente à Zeus que iria visitar Oceano e Tétis na esperança de reconciliá-los, pois segundo ela, os dois estavam brigados um com o outro há muito tempo e já não mantinham mais relações sexuais.
Outro mito envolvendo Tétis é o que envolve a transformação de Calisto e seu filho com Zeus, Arcas, nas constelações da Ursa Maior e Menor. Hera ficou indignada com a glória conferida a Calisto e seu filho, e recorreu a Tétis e Oceano, queixando-se de que sua rival havia sido divinizada e colocada nos céus, sobre o próprio eixo do mundo, o que além de envergonhá-la todas as noites, incentivava outras rivais a cobiçarem seu marido. Hera pediu-lhes que ao menos proibissem Calisto de de mergulhar em suas águas, e Tétis atendeu seu pedido. Por isso, a Ursa Maior nunca se põe.
Tétis (titânide) x Tétis (nereida)
Há outra personagem que em português, compartilha do nome Tétis. Trata-se de uma nereida, filha de Dóris (uma das oceânides, e portanto, neta de Tétis). Essa nereida é famosa na mitologia grega por ser mãe do herói grego Aquiles. Em grego, porém, seus nomes são escritos de formas diferentes: a titânide se escreve Τηθύς (tethys) e a nereida Θέτις (thetis).
Iconografia e associações
Tétis às vezes era descrita como uma personificação do mar e identificada com as divindades marinhas Thalassa e Anfitrite. Embora não tivesse nenhum papel ativo na mitologia e também nenhum culto estabelecido, Tétis era retratada em mosaicos que decoravam banheiras, piscinas e triclínios no Oriente grego, particularmente em Antioquia e seus subúrbios, sozinha ou ao lado de Oceano.
Na pintura grega de vasos, Tétis aparece como uma mulher comum, acompanhada por Ilitia, deusa do parto, e por Oceano. Na arte em mosaico, ela era representada com um pequeno par de asas na testa.
fontes:
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.