Image Map

1 de março de 2022

Tétis (Titânide)

۞ ADM Sleipnir


Tétis (grego Τηθυς, "ama" ou "avó") é uma titânide da mitologia grega, associada às fontes de água doce e a fertilidade dos mares. Ela é uma dos doze titãs filhos de Urano Gaia, e consorte e irmã do titã Oceanocom quem foi mãe dos Potamoi (deuses-rios), das Oceânides (ninfas de nascentes, córregos e fontes) e das Néfeles (ninfas das nuvens). Ela e Oceano governaram as águas oceânicas no período em que os titãs dominaram o mundo.Tétis alimenta as nascentes de seus filhos potamoi com as águas de Oceano, arrastadas por aquíferos subterrâneos. 

Arte de Gerard Mirabelli

Mitologia

Tétis não desempenhou nenhum papel ativo na mitologia grega. Como todas as suas irmãs, ela não se envolveu no conflito entre os deuses do Olimpo e os Titãs (a Titanomaquia), e foi portanto, poupada de ser aprisionada no Tártaro. De acordo com um relato de Hera em uma passagem da Ilíada, durante os eventos da Titanomaquia, Réia a entregou aos cuidados de Tétis e Oceano para sua proteção e eles a cuidaram e trataram como se ela fosse sua filha. Na ocasião, Hera relata falsamente à Zeus que iria visitar Oceano e Tétis na esperança de reconciliá-los, pois segundo ela, os dois estavam brigados um com o outro há muito tempo e já não mantinham mais relações sexuais.

Outro mito envolvendo Tétis é o que envolve a transformação de Calisto e seu filho com Zeus, Arcas, nas constelações da Ursa Maior e Menor. Hera ficou indignada com a glória conferida a Calisto e seu filho, e recorreu a Tétis e Oceano, queixando-se de que sua rival havia sido divinizada e colocada nos céus, sobre o próprio eixo do mundo, o que além de envergonhá-la todas as noites, incentivava outras rivais a cobiçarem seu marido. Hera pediu-lhes que ao menos proibissem Calisto de de mergulhar em suas águas, e Tétis atendeu seu pedido. Por isso, a Ursa Maior nunca se põe.


Tétis (titânide) x Tétis (nereida)

Há outra personagem que em português, compartilha do nome Tétis. Trata-se de uma nereida, filha de Dóris (uma das oceânides, e portanto, neta de Tétis). Essa nereida é famosa na mitologia grega por ser mãe do herói grego Aquiles. Em grego, porém, seus nomes são escritos de formas diferentes: a titânide se escreve Τηθύς (tethys) e a nereida Θέτις (thetis).

Iconografia e associações

Tétis às vezes era descrita como uma personificação do mar e identificada com as divindades marinhas Thalassa e Anfitrite. Embora não tivesse nenhum papel ativo na mitologia e também nenhum culto estabelecido, Tétis era retratada em mosaicos que decoravam banheiras, piscinas e triclínios no Oriente grego, particularmente em Antioquia e seus subúrbios, sozinha ou ao lado de Oceano.

Na pintura grega de vasos, Tétis aparece como uma mulher comum, acompanhada por Ilitia, deusa do parto, e por Oceano. Na arte em mosaico, ela era representada com um pequeno par de asas na testa.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby