Image Map

5 de fevereiro de 2014

Skoll e Hati

۞ ADM Sleipnir

Arte de Threepwoody

Na mitologia nórdica, Skoll (antigo nórdico "Traidor") e Hati (antigo nórdico "Odioso", também conhecido como Hróðvitnisson, "filho da fúria" e Managarm, "lobo da lua") são dois lobos gigantes, filhos do lobo Fenrir com uma giganta, que segundo o Völuspá e o Gylfaginning, é Angrboda - mãe de Fenrir e portanto, sua avó. 

Todos os dias, Skoll persegue o Sol (Sunna) pelos céus, enquanto Hati persegue a Lua (Mani). A perseguição dos lobos aos astros celestes perdurará até a chegada do Ragnarok, quando eles irão finalmente conseguir engolir o Sol e a Lua. Após isso, o lobo Fenrir, irá conseguir se libertar do laço mágico Gleipnir e irá confrontar e matar OdinO papel dos dois lobos na mitologia nórdica se resume a isso. 

Arte de ALRadeck

Como bônus, trago a história a seguir contada pelo autor americano Kevin Strauss, inspirada nos lobos e direcionada ao público infantil:

No início dos tempos, Odin, o Pai-De-Todos, colocou o Sol e a Lua em carruagens mágicas para voarem através do céu. O deus disse ao Sol e a Lua para tomarem os seus carros e viajarem por todo o céu uma vez por dia, mas não foi assim que aconteceu. 

O Sol gostava de assistir as ondas quebrarem na praia, então ele mantinha o Sol por horas perto da Terra. Tanto calor transformou a terra em um deserto, e deixou o resto do mundo escuro e frio. A Lua gostava da visão das florestas profundas, e ela amarrava seus cavalos por horas a fio. Além disso, os animais, as pessoas e até mesmo os deuses não sabiam quando acordar e quando dormir. 

Os deuses enviaram mensageiros até o Sol e a Lua, e ofereceram-lhes presentes de ouro e jóias, mas os astros apenas riram. 

-"Nós brilhamos mais intensamente do que o ouro ou jóias!", disse o Sol.

Odin ainda ameaçou-os com a sua lança mágica, Gungnir, mas o Sol e a Lua sabiam que os deuses precisavam que eles viajassem por todo o céu. Como eles estavam encarregados desse trabalho, eles iriam fazê-lo do jeito que eles quisessem. Além disso, se os deuses atacassem as suas carruagens, eles poderiam destruir o Sol e a Lua para sempre. 

Loki, o deus da trapaça, sorria enquanto observava Odin e os outros deuses irados com a atitude do Sol e da Lua. Mas seu sorriso transformou-se em uma carranca quando ele percebeu que o Sol tinha parado sua carruagem. Foi logo acima do vulcão onde vivia Surtur, o gigante de fogo. Loki tramava esgueirar-se na montanha de Surt e roubar o seu diamante de fogo, uma enorme e bela jóia feita de fogo vivo. Agora, com o sol sempre brilhando, os gigantes que guardavam a montanha ficariam sempre acordados, e Loki não poderia esgueirar-se entre eles. 


Loki estava pensando em seus problemas, enquanto caminhava por uma floresta. Ele estava longe do Sol e as árvores estendiam longas sombras sobre o chão. De repente, Loki ouviu um som rosnando. Ele rapidamente subiu em uma árvore e viu um par de lobos perseguindo um veado exausto através da floresta. Então Loki teve uma idéia. Ele sabia que há lobos comuns não serviriam para o seu plano, por isso, ele viajou até Ironwood, uma terra de gigantes e árvores tão fortes como o aço. Lá ele encontrou dois lobos gigantes, Skoll e Hati. 

Loki foi para a floresta e disparou em um cervo com seu arco. Ele assou sua carne com alho e cebola, e a levou para a caverna dos lobos. 

-"Eu tenho um presente para vocês!", disse Loki, dando-lhes a carne. 

As criaturas devoraram toda a carne em uma única mordida. Eles nunca tinham provado carne cozida e especiarias antes. 

-"Mais! Queremos mais! Traga-nos mais!", rosnaram. 

-"Eu não posso ajudá-los com isso, mas eu posso lhes dizer onde encontrar um pouco mais de carne como esta.", disse Loki. 

Loki levou os lobos para fora e apontou para o Sol e a Lua, imóveis no céu. 

-"Aquele é o lugar onde vocês vão encontrar mais carne como essa!", disse Loki. 

-"Grrr que bem isso fará para a gente? Não podemos voar!", disse Skoll. 

-"Agora eu posso ajudá-los  a chegarem lá!", disse Loki, e dizendo isso, ele tirou a bolsa de pó de vôo que ele havia roubado de Odin e espargiu-o sobre cada um dos lobos. Com isso, os lobos gigantes partiram rumo ao céu. 

"Grrr, eu quero o Sol!", rosnou Skoll. 

"Tudo bem, mas eu fico com a Lua!", disse Hati. 

Quando o Sol e a Lua viram os lobos vindo em sua direção, eles recomeçaram imediatamente a guiar seus carros pelo céu. Daquele dia em diante, o sol cruza o céu para fazer o dia, e a lua a noite, e todas as partes do mundo obtém pelo menos alguma luz e alguma escuridão, então animais, pessoas e deuses passaram a saber quando dormir. 

Em algumas épocas do ano, o Sol se move mais rapidamente sobre o céu e em outras vezes, ele se move mais lentamente. Isso ocorre porque, durante o horário de verão, quando sopra o vento sul, Skoll se cansa, e sua pele se sente quente, então ele fica mais lento. Mas quando sopra o vento norte, e ventos frios flutuam sobre o mundo e o céu, Skoll sente mais forte e persegue o sol ainda mais rápido do que antes, fazendo os dias de inverno serem muito mais curtos do que os nossos dias de verão.

Arte de Kila Zamana


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

31 comentários:

  1. Eu gosto muito de mitologia nórdica. Mas vocês estão se tornando muito repetitivos nisso. Ontem quebraram o tabu com o Sobek, mas voltam na mitologia nórdica. Deve haver algum tipo sincronismo com outras mitologias: suméria, babilônica, hindu, chinesa, persa, inca, maia e afins nas publicações. Senão vai ficar repetitivo!!! Volto a salientar: NÃO PAREM de publicar sobre mitologia nórdica, longe disso. Apenas diversifiquem mais às postagens com outras mitologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece é que estamos publicando aos sábados as traduções da Edda Poética, e acabou entrando muito perto das Cosmogonia (dia 27/01) e do Skoll/Hati (05/02). Considero válida sua observação, porém não pretendo me prender a sequências, pois algumas coisas dão muito trabalho para pesquisar e ando sem muito tempo pra tal. Prefiro repetir um tema a ter que deixar o blog sem atualizar. Continue acompanhando o blog, pois temos muita coisa já pronta e com exceção da Edda Poética, não deve entrar tão cedo algo sobre mitologia nórdica.

      Excluir
  2. Continuem postando coisas assim! Parabéns! o/

    ResponderExcluir
  3. aff que tanta baboseira , fenrir é pai de skoll e de hati, os 2 são filhos de uma gigante, fenrir foi presso com uma corda encantada, loki falou para os lobos que fenrir precisava de total escuridão para escapar e isso só seria obtido com a destruição do sol e da lua . . . da onde tiraram essa bagaça de carne assada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fenrir e Angrboda são os pais de Skoll e Hati, foi exatamente o que eu disse logo no começo do post. Já o resto da história em parte está correta. Skoll e Hati vivem perseguindo o sol e a lua, mas somente no dia do Ragnarok é que eles irão alcançá-los. Fui pesquisar novamente sobre o tema e vi que cometi um grande equivoco pois traduzi uma fanfic achando que fosse a lenda dos lobos. Pretendo reformular a postagem quando tiver tempo para tal.

      Excluir
    2. na verdade só a introdução que você fez está realmente na Voluspá (Edda poética), mas nela diz que as mães dos lobos é Járnviði e não há fontes dizendo que ela é Angrboda, pois ela só aparece novamente na Grímnismál.

      Excluir
    3. Járnviðr não é uma pessoa/gigante, é a floresta onde a gigante e mãe dos lobos vive. Alguns atestam que a gigante é Angrboda, inclusive a fonte que usei para esse texto, a qual não me recordo mais. A verdade é que alguns temas da mitologia nórdica são nebulosos mesmo para os estudiosos.

      Excluir
  4. Adoro mitologia nórdica! É muito interessante e bem desenvolvida. Há vários deuses diferenciados, cada um com seu próprio talento. Um dos meus favoritos, por exemplo, é o Loki! Ele até pode ser o deus da trapaça e adorar umas pegadinhas, mas vejam bem, ele não é de todo mal! Se ele não tivesse enganado Hati e Skoll, hoje em dia não teríamos os dias e as noites :v
    Enfim, eu considero uma história muito divertida e interessante. Amo mitologia nórdica, e essa história sobre por que Skoll e Hati perseguem o Sol e a Lua é realmente ótima! Eu não sabia disso antes, mas agora que sei, com certeza vou me divertir muito mais -w-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pelo comentário! Essa história é realmente muito boa, mas infelizmente ela não é mitologica. Eu fiz a tradução de um texto em inglês que na época acreditei se tratar do mito de Skoll e Hati (afinal era o que eu estava procurando), porém tempos depois de ter feito a postagem, descobri que se tratava de uma fanfic. Eu desejo refazer essa póstagem algum dia porém tem me faltado tempo para tal.

      Excluir
    2. A única diferença desta para a "original" se trata que Odin pegou a ninhada de fenrir de uma mulher na floresta e deu a estes lobos famintos a missão de caçar Mani e Sunna.

      Excluir
  5. existe uma webcomic com esses lobos eu fiquei curiosa pra saber de onde os personagens viam
    vlw poe post esse site nunca deixa de ser interessante

    ResponderExcluir
  6. Eu estou fazendo uma pesquisa sobre eles e não encontro o século ou data de quando eles surgiram , alguém poderia me dizer quando essa história surgiu?

    ResponderExcluir
  7. Conteúdo muito bom e informativo, gostei paka parabéns pela organização.

    ResponderExcluir
  8. Skoll e Hati obtém tanto simbolismo que não cabe nos dedos. Perfeição de mito

    ResponderExcluir
  9. Só faltou colocar aí que Skoll e Hati são filhos de Fenrir e que eles perseguem a lua e o sol pra conseguirem a escuridão para ele se libertar da corrente mágica e assim começar o Ragnarök (esse vai ser um dia triste)

    ResponderExcluir
  10. Skoll e Hati sobrevivem ao Ragnarok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fontes antigas não dizem nada a respeito do fim deles, além do fato deles finalmente engolirem os astros. Segundo um estudioso do assunto chamado Rudolf Simek, Skoll, Hati e Garm são todos nomes de Fenrir. Ainda segundo ele, Snorri Sturluson, autor dos Eddas, teria dividido o mito de Fenrir em quatro narrativas diferentes, renomeando-o em cada uma delas. Sendo essa afirmação verdadeira, Skoll e Hati tiveram o mesmo destino de Fenrir, a morte durante o Ragnarok.

      Excluir
    2. Obrigado pela informação.

      Excluir
    3. Mas essa teoria não faz sentido pois Fenrir não poderia perseguir Soi e Mani preso, e se ele se soltasse ele iria se vingar dos deuses. Apaguei a resposta anterior por que eu escrevi errado

      Excluir
    4. Acredito que tem sentido, ainda mais porque o Snorri, assim como outros autores de outras obras literárias folclóricas e mitológicas, adaptaram suas próprias obras de acordo com suas próprias visões do assunto. Nem tudo o que ele escreveu corresponde 100% a religião e crença dos antigos nórdicos, apesar de ser nossa grande referência.

      Excluir
    5. Mas ele ta preso como se persegue alguém preso?

      Excluir
    6. O Fenrir pode perseguir o sol e a lua após ser solto. Se considerarmos que Skoll e Hati não existem, não há problema nisso. Mas se são entidades diferentes, então realmente não é possível.

      Excluir
  11. quanto mais eu leio mitologia nórdica, mais eu chego a conclusão de que tudo só aconteceu por causa do Loki. Tem um problema? o Loki resolve. Nada acontece porquê não tem problema nenhum? O Loki resolve. Ele sempre foi meu deus nórdico favorito, mas honestamente, Asgard estaria perdida sem ele (mesmo que tudo o que ele faça seja mais pra ajudar a si mesmo do que pra ajudar aos outros)

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby