Image Map

20 de fevereiro de 2014

Hattori Hanzo

۞ ADM Sleipnir



Hattori Hanzo (服部 半蔵) (1541-1596) foi um famoso ninja da era Sengoku. Hanzo foi líder do clã ninja Iga, e um dos melhores e mais poderosos guerreiros ninja do Japão, durante o tumultuado final do século XVI. Os ninjas, ou shinobi, eram uma elite de guerreiros instruídos no "Ninjutsu” ou "Arte Furtiva", e sua principal tarefa era reunir informações espionando as tropas inimigas, emboscar inimigos isolados, roubar suprimentos, envenenar poços água e, o mais importante, assassinar comandantes inimigos e oficiais silenciosamente, desaparecendo depois sem deixar vestígios. Hattori Hanzo foi uma peça chave na ascensão de Tokugawa Ieyasu ao trono do Japão, demonstrando que os guerreiros das sombras eram os inimigos mais terríveis que guerreiros samurais poderiam enfrentar.

Hattori Hanzo foi criado dentro do Clã Hattori, localizado na acidentada região montanhosa de Iga, situada na região central do Japão. Os Clãs de Iga eram independentes e se dedicavam ao aluguel de seus serviços para os senhores samurais, que estavam quase sempre envolvidos em constantes guerras feudais. Oda Nobunaga, em seu caminho para a unificação do Japão decidiu submeter a sua autoridade sobre os clãs de Iga. O ataque de Nobunaga resultou numa destruição maciça, transformando a região de Iga em uma pilha de escombros. As 80 famílias que sobreviveram ao ataque feroz espalharam-se por todo o Japão, em busca de alguém que lhes desse proteção em troca de seus serviços como guerreiros shinobi. O Clã Hattori recebeu a proteção dos senhores da família Tokugawa, na província de Mikawa .
Tokugawa Ieyasu
Hanzo, cujo nome verdadeiro era Masanari Hattori, nasceu na província de Mikawa, em 1541. Seu pai era Hattori Yasunaga, que após escapar de Iga tornou-se um servo de Matsudaira Hirotada, Senhor de Mikawa . Hattori Hanzo era, portanto, um ninja criado em Mikawa em vez de Iga, mas esta criação longe de Iga foi compensada com um treinamento muito rigoroso. Com oito anos, começou seus estudos e treinamento de artes marciais no Monte Kurama, ao norte da cidade imperial de Kyoto. O jovem se destacava em seus treinamentos e ao atingir a idade de doze anos, já era um especialista nas artes do Ninjutsu . Além disso, seu pai, Hattori Yasunaga, instruiu-o na filosofia do "Ninpo", o código de honra dos guerreiros ninja .

Com apenas 16 anos, Hattori Hanzo recebeu o apelido de "Oni no Hanzo" (鬼の半蔵 - Demônio Hanzo), após exibir uma enorme habilidade guerreira na campanha militar que o novo senhor de Mikawa, Tokugawa Ieyasu, realizou contra o clã Uzichijo.

Hattori Hanzo cresceu sob o abrigo e a proteção dos nobres senhores de Mikawa, e por isso tinha uma grande afeição e fidelidade total à Tokugawa Ieyasu, embora este fosse um aliado de Oda Nobunaga, o destruidor do Clã Iga. Tokugawa Ieyasu aumentava seu poder anexando alguns territórios rivais, ganhos que foram possíveis graças às suas parcerias com vários clãs de províncias vizinhas e, especialmente, graças à sua aliança com Nobunaga . Hattori Hanzo se destacou sobremaneira na batalha de Anegawa, travada em 1570 contra os clãs Azai e Asakura e na batalha de Mikatagahara, travada em 1572 contra o poderoso clã Takeda. Hattori Hanzo costumava usar uma lança no campo de batalha. A lança de Hanzo pesava cerca de 12 kg e media um total de 4,38 metros, dos quais 1,28 metros correspondiam à lâmina mortal de 5 cm de largura . Segundo as fontes da época, Hanzo era um especialista em seu manejo, sendo capaz de mover a lança em uma velocidade incrível, aplicando golpes certeiros que seus inimigos mal conseguiram ver e muito menos deter.

No dia 21 de junho de 1582, o general Akechi Mitsuhide traiu seu senhor Oda Nobunaga e o assassinou no templo Honoji. Tokugawa Ieyasu, e os outros generais de Nobunaga foram considerados "foras da lei" e sentenciados à morte pelas tropas de Mitsuhide, que imediatamente iniciaram uma caçada para capturá-los e matá-los. Tokugawa Ieyasu estava de viagem em Sakai, quando ouviu a notícia da morte de Nobunaga e que as tropas de Mitsuhide buscavam a sua cabeça. Tokugawa viajava com muito poucos guardas e sua situação era desesperadora, já que não poderia resistir caso sofresse um ataque inimigo. Mas Hattori Hanzo foi ao auxílio de seu mestre e assumiu a difícil tarefa de trazer Tokugawa com segurança de volta à Mikawa. Com a preciosa ajuda de um ninja de Koga chamado Taro Shiro, Hanzo planejava trazer seu mestre de volta à Mikawa através da acidentada região da aldeia reconstruída de Iga, uma área extremamente perigosa, pois estava infestada de bandidos. Hattori Hanzo, fez valer os seus direitos como líder do clã ninja de Iga, formou um pequeno exército com os 300 melhores guerreiros ninja de Iga, e esses homens conduziram Tokugawa Ieyasu em sua viagem de volta à Mikawa, encarregando-se de fugir das patrulhas inimigas e proteger Tokugawa de qualquer perigo possível. Depois de chegar em segurança à Mikawa, Ieyasu recrutou um exército composto por mais de 400 ninjas de elite, incluindo os ninjas de Koga e Iga que tinham lhe auxiliado durante sua viagem à Mikawa. Este exército de elite , o chamado "Hassenshi" seria liderado por Hattori Hanzo, que, posteriormente, seria conhecido como "Iwami no Kami" ou "fantasma" .

Em 1590, Hattori Hanzo liderou o ataque das tropas de Tokugawa Ieyasu ao Castelo de Edo. Hanzo e seus ninjas tomaram a porta de trás do castelo, permitindo a entrada do exército para o ataque derradeiro. Após sua queda, o Castelo de Edo tornou-se a nova residência de Tokugawa e posteriormente a capital do seu xogunato. Após a batalha, Hanzo foi atribuído a propriedade da terra ao redor do castelo , e também a porta de trás do castelo de Edo foi batizada com o nome de Hanzomon (Porta de Hanzo). As tropas de Hattori também foram premiadas, sendo nomeadas como as principais tropas de guarda do Castelo de Edo. Hattori também foi recompensado com fama eterna, sendo considerado pelas fontes da época como um dos cinco melhores generais de Tokugawa.


Mas a brilhante carreira de Hattori Hanzo seria abreviada pelos ninjas do clã Fuma, no dia 4 de dezembro de 1596. Hanzo partiu com os seus homens para repelir o ataque e a pilhagem de aldeias que foram deflagradas pelos ninjas de Fuma, mas os mesmos conseguiram fugir pelo mar. Hanzo e seus homens embarcaram e saíram em perseguição, mas os ninjas de Fuma eram melhores marinheiros e depois de uma dura luta no mar barcos conseguiu afundar Hanzo e seus homens. Enquanto Hanzo e seus homens nadavam até a costa, os ninjas de Fuma se adiantaram com seus barcos e derramaram óleo na água, acendendo tochas em seguida e jogando-as no mar, causando um grande incêndio. Hattori Hanzo e seus homens não puderam fazer nada para evitar o fogo e queimaram até a morte.

O grande guerreiro teve um fim indigno de suas habilidades, mas a sua fama como um shinobi já era imortal. Seu filho Masanari lhe sucedeu ao comando das tropas ninjas, as quais tiveram um papel importante, realizando várias emboscadas e ataques surpresa na épica e decisiva batalha de Sekigahara, em 21 de outubro de 1600, na qual Tokugawa se impôs aos senhores que disputavam o xogunato do Japão. Após o triunfo de Tokugawa e a chegada da paz, esses guerreiros passaram a não ser tão necessários como antes e sofreram um grande declínio.

Hoje, os restos mortais de Hattori Hanzo descansam no templo Sainen-ji em Shinjuku, Tóquio, onde também se encontram suas lanças favoritas. Na ficção, a figura de Hanzo é constantemente lembrada, principalmente em animes (Gintama, Brave 10, Basilisk) e jogos (Samurai Shodown, Warriors Orochi).

Hanzo continua a ser um modelo de inspiração não só por ser um incomparável especialista em artes marciais, mas por seu alto senso de honra e lealdade. Na sua época, muitos ninjas eram ambivalentes, trabalhando pelo maior lance e não hesitavam em trair quem os contratou, mas Hanzo, com suas ações, recuperou o senso de honra dos ninjas. 




PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

16 comentários:

  1. Ola eu gosto muito do seu blog e o acho muito legal ;mais você poderia fazer um post sobre os varios vampiros que existem. Vocês ja postaram sobre varios vampiros mais eu queria um post reunindo esses vampiros.A e vocês poderiam falar sobre um vampiro sul americano eu me esqueci o nome mais ele retira a gordura de suas vitimas e o sangue e dizem que ele vende para indrustrias de sabonete e caso a vitima for magra ele pega o corpo e coloca na horta dele e ele aparece muito no foclore dos paises andinos e dizem que ele e do governo ou protegido pelo governo.Bem interessante não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil tem um vampiro vivo o senhor Michel temer nosso ex presidente conhecido como vampirão

      Excluir
  2. show de bola, estão de parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. povo que nao le o pédia é d++

    Hattori Hanzō (服部 半蔵?) (1541 – 1596), também conhecido por Masanari ou Masashige (服部 正成, Hattori Masanari?), filho de Hattori Yasunaga, foi um famoso ninja e chefe de um clã da região de Iga no Japão.

    Hanzō serviu fielmente o xogun Tokugawa Ieyasu e é normalmente retratado como tal em obras de ficção e nos mangás. Hanzō nasceu vassalo ninja do clã Matsudaira (que viria a se tornar o clã Tokugawa). Ele ficou conhecido mais tarde como Oni-Hanzō (鬼半蔵? "Demônio Hanzō") graças a ferocidade que demonstrava em batalha. Este apelido o distinguia de outro samurai de Tokugawa, Watanabe Hanzō,também conhecido como Yari-Hanzō (槍半蔵? "Hanzō da Lança").
    Hattori Hanzō
    A história diz que havia dois Hanzo porém um tinha 2 nomes porque? simples abra o pédia e veja historia de iga e kouga veja a diferença entre shinobi e ninja! Hattori Yasunaga era de origem dos monges refugiados tibetanos ele foi o primeiro hanzo porém nao recebeu o titulo porque teve medo de usar as tecnicas das sombras dos shinobis em seus pergaminhos herdados porém seu filho que tinha 2 nomes por causa da sua linhagem era Masanari para os japoneses e Masashige para os monges refugiados pois, sua origem era tibetana sabe onde fica o tibe? na China! e em japones Oni-Hanzo significa uma coisa porém em tibetano significa Hanzo "O Ùnico" apesar dos Nipons nunca admitirem que shinobi é uma coisa e ninja é outra isso é bem facil de entender os Shinobis eram Armas Feitas pra Guerra assim era seu codigo e lema essa era a considerada morte com "Honra". Já os ninjas apenas nao passavam de meros mercenarios que serviam aos interesses de quem os contratavam essa mania de japones querer ser tudo e ter tudo um dia acaba basta a pessoa aprender usar o "Google", Último detalhe Hanzo da lança nao é o Original!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. pra concluir o meu antigo comentario acima e mostrar quem é e foi o Verdadeiro Hanzo!

    Hattori Hanzō (服部 半蔵?) (1541 – 1596), também conhecido por Masanari ou Masashige (服部 正成, Hattori Masanari?)

    Para seu filho, Hattori Masanari, cujo kanji é escrito como 服 部 正 就.
    Neste nome japonês, o nome de família é "Hattori". Hattori Hanzo Masashige o "Hattori" continha o kanji em tibetano pela a origem de monges refugiados em Iga e Kouga, 服 部 半 蔵.

    Hattori Hanzo
    Nascido ~ 1541
    Província de Mikawa
    Morreu 23 de dezembro de 1596 Edo.


    Hattori Hanzo (服 部 半 蔵, ~ 1541 - 23 de dezembro de 1596), também conhecido como Hattori Masanari (? 服 部 正 成) foi um shinobi famoso e ninja da era Sengoku, por salvar a vida de Tokugawa Ieyasu e em seguida, ajudando-o a tornar-se o governante do Japão unida. Hoje, ele é muitas vezes um assunto de interpretação "variada" na cultura popular moderna devida a confusões de indentificação.

    Nascido como o filho de Hattori Yasunaga, um descendente dos monges refugiados do vale de "Iga" era um shinobi de menor serviço do "Clã" Matsudaira (mais tarde tornaria-se Tokugawa) clã. Ele viria a ganhar o título Oni-Hanzo (鬼 の 半蔵 "Demônio Hanzo?" em japones "O Único Hanzo?" em tibetano), porque suas táticas destemidas por ele exibidas em suas operações; isso é e era para distingui-lo de outro ninja Watanabe Hanzo (Watanabe Moritsuna) que ganhou o título de Yari-Hanzo (槍 の 半蔵 Lança Hanzo?) ou "Hanzo da Lança".

    Embora Hanzo nasceu e foi criado na província de Mikawa, muitas vezes ele voltou para a província de Iga, a casa da família Hattori. Ele lutou sua primeira batalha com a idade de 16 (um ataque noturno no Udo castelo e passou a sitiar Kakegawa Castelo em 1569. Ele serviu com distinção nas batalhas de Anegawa (1570) e Mikatagahara (1572). Sua mais valiosa contribuição veio em 1582 após a morte de Oda Nobunaga, quando liderou o futuro shogun Tokugawa Ieyasu para a segurança na província de Mikawa através do território Iga com a ajuda de monges remanescentes shinobis do clãs Iga, destruindo com os seus rivais de uma só vez em Koga. De acordo com algumas fontes, Hanzo também ajudou no resgate da família capturada de Ieyasu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continua...

      Hanzo era conhecido como um estrategista especialista e um mestre de luta com todas as armas shinobis. Fontes históricas dizem que ele viveu os últimos anos de sua vida como um monge com o nome de "Sainen" e construiu o templo, Sainenji, que foi nomeado após ele e, principalmente, construído para comemorar o filho mais velho de Tokugawa Ieyasu, Nobuyasu, que foi acusado de traição e conspiração por Oda Nobunaga e que foi, então, condenado a cometer seppuku por seu pai, Ieyasu. Quando Nobuyasu foi condenada a acabar com sua própria vida, Hanzo foi chamado para atuar como o segundo oficial para acabar com o sofrimento de Nobuyasu, mas ele se recusou a pegar a sua lendaria espada e derramar o sangue de seu próprio senhor. Ieyasu valorizava sua lealdade depois de ouvir e ver a provação de Hanzo disse: "Mesmo um demônio pode derramar lágrimas".

      Contos de suas façanhas muitas vezes atribuída várias habilidades sobrenaturais, como o de desaparecer e aparecer em outro lugar, psicocinese e precognição, e essas atribuições contribuia para a sua proeminência continuada na cultura popular. Ele morreu com a idade de 55 anos.
      Deixando um Legado que até hoje é Conhecido como Hanzo "Pai de todos os Ninjas" em japones e "Mestre de todos os Shinobis" em tibetano.

      Portão HANZOMON do Castelo de Edo, durante o período Meiji (1868-1912)

      Portão HANZOMON do Palácio Imperial em 2007

      Depois de sua morte, no quarto, de Novembro de 1596, Hattori Hanzo foi sucedido por seu filho, cujo nome também era Masanari, embora escrito com kanji diferente por não ter mais, origem tibetana. Ele recebeu o título de Iwami-Kami e os seus homens de Iga agiria como guardas do castelo de Edo, a sede do governo do Japão unida. Houve também a todos quantos outros três Hattori Hanzo levando seu clã em um ponto ou outro (incluindo um antes dele) Seu pai Yasunaga porém não recebeu o título por temer usar as artes das sombras dos shinobis contida em seus pergaminhos herdados pelos monges refugiados em Iga.

      Para este dia, os artefatos do legado de Hanzo permanecem no Palácio Imperial de Tóquio (ex-palácio do shogun) ainda tem uma porta chamada Porta de Hanzo (HANZOMON), e a linha de metrô HANZOMON que vai da Estação HANZOMON no centro de Tóquio para os subúrbios do sudoeste é nomeado após o portão, onde sua casa foi uma vez localizada. O bairro de fora do Portão de Hanzo é conhecido como Wakaba, mas antes de 1943 foi nomeado Iga-cho ("Iga Town"). Os restos mortais de Hanzo agora descansão no cemitério do templo Sainen-ji em Yotsuya, Tóquio. O templo também possui sua "Lendaria Espada" e seu cerimonial capacete de batalha favorito. A também uma lança, originalmente de 14 metros de comprimento doados ao templo por Hanzo como uma oferenda, que um dia tinha sido dado a ele por Ieyasu que sofreu danos durante uma batalha e deu a Hanzo por ter salvo sua vida. Agora está em Tóquio desde de 1945.

      Excluir
    2. Bom Conclusão o Verdadeiro Hattori Oni-Hanzo Morreu em seu quarto na presença de seu filho. Agora a Morte que foi descrita acima na historia do blog é a morte de Yari-Hanzo o Hanzo da Lança.

      Abraços.

      Excluir
  6. Estão de parabéns!!
    Muito boa gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. No final da era Tokugawa surgiu o grande battusai o retalhador gostaria de saber mais se VC tiver essas informações

    ResponderExcluir
  8. A história dos 2 hanzos estão ai misturadas mas, as duas também estão na wikipedia, o ninja seria o "fantasma" ou o "hanzo demonio" e o outro seria o Hanzo lanceiro ><

    ResponderExcluir
  9. A honra e base do verdadeiro guerreiro sem isso ele vazio

    ResponderExcluir
  10. Quero saber o que o Watanabe, e o Massaki Hatsumi acham dessas versões! Funakoshi então...

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby