Image Map

21 de janeiro de 2015

Oxum

۞ ADM Sleipnir



Oxum (ou Oxun, Oshun, Osun, Oshoun, Ochun, Oloxum) é um orixá da religião iorubá e do cadomblé, governante das águas doces (o oposto de Iemanjá, divindade das águas salgadas) e associada ao amor, riqueza, prosperidade, fertilidade e beleza. Oxum também é a deusa do rio de mesmo nome, localizado na Nigéria, e ela é especialmente adorada em rio-cidades. Durante sua festa anual, ela escolhe uma ou mais mulheres dançarinas para "baixar" sobre. Essas mulheres, em seguida, recebem novos nomes em homenagem a Oxum e são posteriormente consultadas como curandeiras.

Como um orixá do amor, Oxum é caracterizada como uma mulher bela, charmosa e provocante. Geralmente é representada como uma bela mulher negra, vestido roupas e jóias douradas, além de trazer um espelho em uma das mãos. Em alguns contos, ela é descrita como tendo uma cauda de peixe, como uma sereia.



Oxum foi a segunda mulher de Xangô, mas viveu também com Ogum, Exu, Orunmilá e Oxóssi, de acordo com vários mitos.

Com a diáspora africana, a figura de Oxum foi trazida para as Américas, e adotada pelos panteões que se ramificaram das tradições africanas, como o candonblé brasileiro e a Santeria cubana. No Vodu haitiano, ela é sincretizada com Erzulie ou Ezili, também uma divindade da água e do amor. Nas religiões afro-brasileiras é sincretizada com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Oxum, assim como os outros Orixás, possui um número associado a ela (5); uma cor (amarelo); e um metal (ouro ou bronze). O pavão e o abutre são animais sagrados para ela. Oferendas à Oxum incluem coisas doces como mel, hidromel, vinho branco, laranjas, doces, ou abóboras, bem como perfume.

Alguns mitos envolvendo Oxum

Oxum é concebida por Iemanjá e Orunmilá 

Um dia Orunmilá saiu de seu palácio para dar um passeio acompanhado de todo seu séquito. Em certo ponto deparou com outro cortejo, do qual a figura principal era uma mulher muito bonita. Orunmilá ficou impressionado cm tanta beleza e mandou Exu, seu mensageiro, averiguar quer era ela. Exu apresentou-se ante a mulher com todas as reverências e falou que seu senhor, Orunmilá, gostaria de saber seu nome. Ela disse que era Iemanjá, rainha das águas e esposa de Oxalá. Exu voltou à presença de Orunmilá e relatou tudo o que soubera da identidade da mulher. Orunmilá, então, mandou convidá-la ao seu palácio, dizendo que desejava conhecê-la. Iemanjá não atendeu o seu convite de imediato, mas um dia foi visitar Orunmilá.

Ninguém sabe ao certo o que se passou no palácio, mas o fato é que Iemanjá ficou grávida depois da visita a Orunmilá. Iemanjá deu a luz a uma linda menina. Como Iemanjá já tivera muitos filhos com seu marido, Orunmilá enviou Exu para comprovar se a criança era mesmo filha dele. Ele devia procurar sinais no corpo. Se a menina apresentasse alguma marca, mancha ou caroço na cabeça seria filha de Orunmilá e deveria ser levada para viver com ele. Assim foi atestado, pelas marcas de nascença, que a criança mais nova de Iemanjá era de Orunmilá. Foi criada pelo pai, que satisfazia todos os seus caprichos. Por isso cresceu cheia de vontades e vaidades, o nome dessa filha é Oxum.



A astúcia de Oxum

Houve um tempo em que os orixás masculinos se reuniam para discutir sobre a vida dos mortais e não deixavam as deusas participarem das decisões. Aborrecida com isso, Oxum fez com que as mulheres ficassem estéreis e então tudo deu errado na terra. Os orixás foram consultar Olorum e ele explicou que sem a presença de Oxum com seu poder sobre a maternidade, nada poderia dar certo. Os orixás, então, convidaram Oxum para participar das reuniões: as mulheres voltaram a ser fecundas e todos os projetos dos orixás tiveram bom resultado.

Oxum obtém o dom de adivinhação

Oxum queria saber o segredo do jogo de búzios que pertencia a Exu e este não queria lhe revelar. Ela então procurou na floresta as Iyami Oshorongá, as perigosas feiticeiras africanas, e lhes perguntou como enganar a Exu e conseguir o segredo do jogo de búzios. As feiticeiras, querendo pregar uma peça a Exu, ensinaram toda a sorte de magias a Oxum, mas exigiram que ela lhes fizesse uma oferenda a cada feitiço realizado. Oxum concordou e foi procurar Exu. Este, desconfiado, perguntou-lhe o que queria por ali, que ela deveria embora e que ele não a ensinaria nada. Ela então o desafia a descobrir o que tem entre os dedos. Exu se abaixa para ver melhor e ela sopra sobre seus olhos um pó mágico que ao cair nos olhos de Exu o cega e arde muito. Exu gritava de dor e dizia; "Eu não enxergo nada, cadê meus búzios?" Oxum fingindo preocupação, respondia: "Búzios? Quantos são eles?" "Dezesseis", respondeu Exu, esfregando os olhos. "Ah! Achei um, é grande!" "É Okanran, me dê ele". "Achei outro, é menorzinho!" "É Eta-Ogundá, passa pra cá..." E assim foi até que ela soube todos os segredos do jogo de búzios, Ifá, o Orixá da adivinhação, pela coragem e inteligência da Oxum, resolveu dividir o poder do jogo entre ela e Exu.



Oxum e Oxóssi


Sempre que Oxóssi ia caçar ele parava na beira do rio para se refrescar, e todas as vezes que ele o fazia, Oxum o via e admirava a sua beleza. Apesar disso, Oxóssi não se interessava por Oxum, pois gostava somente das mulheres das matas. Oxum então pergunta a Exú como ela poderia fazer Oxóssi se apaixonar por ela. Exu diz a Oxum que ela deveria tomar um banho de mel e jogar folhas sobre o seu corpo, e que isso certamente iria atrair Oxóssi. No dia seguinte, Oxum fez como Exú havia lhe dito, e quando Oxóssi se aproximou da beira do rio, avistou o que pensava ser uma linda mulher das matas. Oxóssi se encantou com a bela mulher e então se envolveram. Sua relação durou por muito tempo, mas um dia Oxóssi acabou descobrindo a farsa de Oxum, e então a deixou. Quando Oxum viu Oxóssi indo embora, gritou dizendo que estava grávida, e isso o deixou muito feliz, porém não foi o suficiente para fazê-lo voltar para ela. Seu filho, chamado Logun Edé, tornou-se o príncipe dos orixás, a união das matas com os rios. Ele vivia 6 meses com o pai nas florestas e 6 meses com Oxum nos rios.

Oxum se torna esposa de Xangô

Apesar do seu amor por Oxossi, numa das longas ausências deste, Oxum foi seduzida pela beleza, pelos presentes (Oxum adora presentes) e pelo poder de Xangô, irmão de Oxossi, rompendo sua união com o deus da floresta e da caça. Como Xangô não aceitou Logun-Edé em seu palácio, Oxum abandonou seu filho, usando como pretexto a curiosidade do menino, que um dia foi vê-la banhar-se no rio. Oxum pretendia abandoná-lo sozinho na floresta, mas o menino se escondeu sob a saia de Iansã, a deusa dos raios, que estava por perto. Oxum deu então seu filho a Iansã e partiu com Xangô tornando-se, a partir de então, sua esposa predileta e companheira cotidiana.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. Duas pessoas, acharam ruim o texto sobre Oxum. Será que é pelo texto em si, ou pela COR dela??? E mais uma pergunta: será que de fato, eles leram ou também nem isso se deram ao trabalho? Fica essas perguntas no ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo anonimo são três pessoas, e acho que esses três ruins se devem ao fato da religião/mitologia que ela vem(mitologia africana que deu origem a religião do candomblé e outras) sem falar dela ser negra.

      Excluir
    2. No minimo são crentes,pq tem pastor q n tem oq fazer ai fica inventando merda demonizando coisas de outra religião,tio Chico por exemplo

      Excluir
    3. É engraçado como algumas pessoas são, digamos, pouco inteligentes. Para combater o preconceito demonstram-se tremendamente preconceituosas. Senhor "Anônimo" (não sei se por por não possuir conta (que é fácil de fazer), se por querer ser anônimo mesmo (ai seria covardia) ou por ser, como já levantei a hipótese, pouco inteligente, não foi capaz de postar com seu nome), já pensou na hipótese destas pessoas simplesmente não terem gostado do post? Diversos outros sobre a mitologia africana foram feitos e não houve um "ruim" marcado. Mais ainda, se os administradores deste blog colocaram esta opção, porque não marcá-la se não gostaram. Creio que os administradores prefiram um "ruim" sincero a um ótimo de "puxa-saquismo". Realmente a humanidade é engraçada, os que são chamados de preconceituosos pelo grupo dos politicamente corretos são os que mais sofrem preconceito por este grupo. Tudo farinha do mesmo saco e sem moral nenhuma para atacar aos outros.

      Excluir
    4. Senhor "Anônimo", devem ter sido crentes também que marcaram como ruim esta postagem (http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2015/01/a-arvore-do-vampiro.html), não é mesmo? Como já diste deste senhor "Anônimo", deve ser um grande preconceituoso e esconde seu preconceito apontando os outros como preconceituosos. Como dizem, "quando você estica o dedo apontando para alguém, faz com que três dedos apontem para você mesmo"

      Excluir
    5. Caro Vinícius, primeiramente obrigado por comentar. Concordo totalmente com o que disse. Se há a opção de se marcar que não gostou, e você realmente não gostou, não há por que não marcá-la. As vezes falta informação, ou existem muitos erros, ou simplesmente o assunto não lhe agrada. Só acho infantil e rídiculo quando alguém que não gostou de uma postagem se dá ao trabalho de comentá-la só para xingar o autor, como se uma atitude de moleque como essa fosse atingir alguém. As avaliações e comentários dos nossos leitores nos ajudam a corrigir erros e melhorar a qualidade dos textos publicados.

      Excluir
    6. Então concordamos mutuamente Sleipnir. Gosto de suas postagens e as de sua esposa e, como você, sou contra comentários em que haja xingamentos ao autor, embora tenha a visto aqui somente uma vez, desde o início até esta postagem, em que sua esposa respondeu a altura para então perceber, após explicação do autor da resposta, que foi um mal entendido, e, em novo reply, sua esposa demonstrou o entendimento do equívoco e tudo ficou bem (só não coloco aqui o link por não me lembrar de que mito se referia a postagem. Creio que algo referente a vampiros). Abraço..

      Excluir
    7. Eu não ia comentar ou marcar nada mas por que ele comentou que marcaram ruim por conta dela ser negra dei dislike e marquei como ruim.

      Excluir
  2. Ótimo post, muito bom está de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Amei tudo eu gostaria de saber quais as comidas de oxum e como preparalas ce for possível de oxum linda?

    ResponderExcluir
  4. A todos livres de religião respeito é tudo

    ResponderExcluir
  5. Orá Yê Yê ô, Mamãe Oxum!

    Ótimo post, obrigada. Axé!

    ResponderExcluir
  6. Não deixe o blog morrer, não deixe o blog acabar. Aqui em 2021 a coisa tá feia e só os Orixás para nos salvar.

    Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby