Image Map

22 de janeiro de 2015

Anteu

۞ ADM Sleipnir

Hercules luta contra Anteu (1634), de Francisco de Zurbarán
Anteu era um gigante presente nas mitologias grega e berbere. Ele era filho de Poseidon e Gaia e marido de Tinjis, possivelmente uma divindade dos povos berberes. Anteu vivia na Líbia, e lá estava sempre desafiando a todos os homens que via para um combate corpo-a-corpo, os quais ele sempre vencia. Anteu era extremamente forte enquanto estava em contato com a terra (Gaia), e ficaria extremamente fraco se fosse levantado ao ar. Sendo um gigante, era impossível para um humano comum conseguir realizar tal proeza. Anteu matava todos aqueles que derrotava, e usava os seus esqueletos para edificar um templo em honra de seu pai Poseidon.

Durante a execução de um de seus trabalhos, Héracles passou pela Líbia e acabou encontrando Anteu. Os dois entraram num combate corpo-a-corpo, mas nem Héracles conseguia derrotar Anteu, e nem Anteu conseguia esmagar o crânio de Héracles. Eventualmente Héracles descobre que Anteu retira suas forças do chão, e para derrotá-lo, ele levanta Anteu do chão e o mantém suspenso no ar. Desprovido de toda sua força, Anteu acaba sendo morto por Héracles. Sua esposa Tinjis é desposada por Héracles, e deste união nasceu Sufax (ou Sophax), que se tornou rei do país e fundou uma cidade com o nome da mãe, Tinjis, a atual Tânger. Sufax foi o pai de Diodoro, que submeteu os líbios, por ter um exército de gregos de Olbia e Micenas, estabelecidos na região por Héracles.


Hércules e Anteu (1695), de Gaudenzio Ferrari
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Aprecio a mitologia grega e ainda não tinha ouvido falar no Anteu, ouvi falar na UFAM, e pesquisei. Agradeço os criaadores do site.

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que li sobre Anteu, sem as pormenorizações acima, foi quando cursava o primário no Colégio São José, em Conceição do Rio Verde, Minas Gerais. Nunca me esqueci do nome Anteu, mas não me lembro o título do livro que continha texto relacionado ao personagem. Parecia uma história com características de respeitável abordagem do tipo ficção. Ainda me interessa saber quê livro fora aquele e qual o autor daquela obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, anteu é derrotado por Percy Jackson no livro "A batalha do labirinto", por Rick Riordan, embora não sei se seja isso que estava buscando

      Excluir
  3. As escolas públicas deviam dar mais atenção ao ensino de mitologia no primário, esse tipo de fábula encanta as crianças. Ao invés disso tornam obrigatório o ensino da religião do medo, do deus que prega: " acredite em mim ,seja bonzinho , senão te mando pra queimar eternamente no inferno."

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby