Image Map

27 de janeiro de 2015

Ziz

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rii2 N

Ziz (em hebraico: זיז) é um gigantesca ave presente na mitologia judaica. De acordo com a lenda, Ziz é uma ave enorme, ao ponto de sua cabeça atingir os céus enquanto seus tornozelos tocam o chão. A envergadura de suas asas é igualmente grande, e dizia-se que tinha a distância entre a Terra e Céu, além de bloquear completamente o sol. A batida de suas asas enormes são capazes de mudar a direção dos ventos.

Ziz também é conhecido como Renainn por causa de sua voz musical e celeste. Por conta de sua relação com as regiões celestiais , ele também é chamado Seqwi ("o vidente") e , além disso, ele é chamado de "filho do ninho", porque ele cria pássaros e aves sem colocar ovos, e os mesmos rompem as casca dos ovos sem serem chocados.

Ziz forma uma tríade com os monstros judaicos Leviatã (mar) e Behemoth (terra), sendo Ziz o representante do ar. Os três são figuras tradicionais de decoração no artesanato judaico. De acordo com algumas lendas, ele está destinado a ser servido como prato principal no banquete messiânico, juntamente com o Behemoth e Leviatã. Alguns autores comparam Ziz com o sumério Anzu e também com o persa Simurgh.

Embora não se tenha um relato mais preciso na Bíblia sobre o Ziz, ele é mencionado em 2 Crônicas 20:16 : "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel". 

Curiosamente, existiu uma espécie de condor que atingia até 8 metros de envergadura, sendo a maior ave do mundo e presente em diversas lendas de vários povos, conhecido cientificamente como Teratornis. Esse provavelmente era o pássaro que inspirou a lenda de Ziz.

Arte de venominon
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. Pela descrição da criatura, parece em muito com o passaro Roc.

    ResponderExcluir
  2. Os Dinossauros foram destruidos no Dilúvio, no tempo de Noé. Os animais, insetos, répteis e outras aves, sobreviveram dentro, na Arca por mais de um ano, depois repovoaram o mundo, eram os únicos sobreviventes terrestres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra sua informação existe uma coisa chamada datação por carbono 14 q funciona por radiação é com ela é possível saber a idade de um fóssil e o último dinossauro morreu milhões de anos antes do surgimento do primeiro humano que surgiu pela evolução. Da mesma forma q a existência do dinossauro é comprovada pela existência de seus fósseis a evolução do ser humano também, pois a antropologia tem fósseis q traçam perfeitamente todo o caminho do australopithecus até o humano recente passando por muitas é muitas raças que coexistiram é foram extintas. E da mesma forma existe uma coisa chamada rocha sedimentar que se forma durante o passar dos milhões de anos, analisando cada camada dela é possível ver o que a cobriu em cada século desde os primórdios do planeta Terra e acredite, nunca houve uma época em que ele esteve envolto por água, além do fato de que as plantas teriam sido extintas e ser impossivel geneticamente uma única família se reproduzir até dar origem a uma população porque em algumas gerações a falta de variação genética deixaria os descendentes estéreis. Ou seja, o dilúvio é um mito, até os grandes bispos do Vaticano e o papa admitem que o dilúvio é um mito porque eles como pessoas nada ignorantes aceitam provas e evidências.

      Excluir
    2. Gn 1. biblicamente a terra não tem 10 mil anos a história é boa e o carbono 14 é excelente, todavia a diferença entre dinossauros e homens não dá 5 dias.

      Excluir
    3. Larga de ser maluco. As ciências da paleontologia e da astronomia e a LEI da evolução já quebraram essa conversa fiada fundamentalista faz tempo. Vai ler algum livro sério sobre o assunto e para de dar trela pra essa besteirada que a igreja evangélica te faz engolir.

      Excluir
    4. Jumento, a ciência não consegue nem provar que 1 é igual a 1, quanto mais a existência de vida há milhões de anos. Mas já foi comprovado cientificamente que datação por carbono 14 é uma falácia

      Excluir
  3. www.zizarquitetura.com.br

    ResponderExcluir
  4. ACHO QUE FALTA MAIS CONTEÚDO TA MUITO BRANDO ESSA HISTORIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei tudo o que sabia e encontrei nesse post. Se por acaso você encontrar mais informações, compartilhe conosco para que possamos aprimorar a postagem.

      Excluir
  5. Gosto muito dessas histórias biblicas..leviatã,behemoth..mais sobre ziz nao tinha visto ainda..vou procurar saber mais. sobre o assunto

    ResponderExcluir
  6. O que me intriga é não existir nenhuma outra informação sobre o Ziz além das coisas modernas e desse versículo. "Ladeira de Ziz" me parece muito mais se referir a um lugar do que há uma criatura, talvez uma cidade chamada Ziz ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de superficial tem o bastante para minhas pesquisas. Obrigado, esse site ja virou meu bestiario favorito. ^^

    ResponderExcluir
  8. Só eu que vejo uma relação direta com a terceira geração de pokémon?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby