Image Map

7 de janeiro de 2015

Tapio

۞ ADM Sleipnir

Arte de Uintuva

Tapio (também chamado de Hiisi ou Metsähinefoi um dos principais deuses dos antigos finlandeses, encarado como a personificação das florestas finlandesas. Ele era o deus da caça e mestre dos espíritos da floresta.  Sua esposa é a deusa da floresta, Mielikkian. Ele era o pai de Annikki, Tellervo, Nyyrikki (o deus da caça), e TuulikkiSua imagem é o típico arquétipo do Green Man, geralmente descrito como sendo do tamanho de um abeto, de aspecto feroz, como um ser humano na frente, mas como uma velha árvore retorcida por trás. Sua barba era feita de líquens e suas sobrancelhas de musgos.

Seu papel como um deus da floresta e provedor da caça era proeminente, tendo em vista que a caça era uma atividade essencial na antiguidade, e as pessoas dependiam dela para se alimentar e sobreviver. Tapio podia tanto prover a caça ao caçador quanto tirá-lá dele. A floresta era a casa de Tapio e como tal, um lugar sagrado. Todos os animais presentes nela eram seus, e os caçadores eram tidos como seus convidados. 

Arte de Kirkeart

Para garantir o favor de Tapio, ofertas eram dedicadas a ele. Para esse propósito, haviam lugares especiais no tronco das árvores, chamados Tapion pöytä  ("Mesa de Tapio"). Algumas vezes, algumas das presas caçadas eram deixadas nesses altares, como forma de agradecimento ao deus.

Apesar de seu aspecto benevolente, Tapio mostrava sua face mais sombria quando suas florestas e bosques eram violados pelos humanos. Ele escurecia a região onde os mesmos praticavam a violação e os sufocava até a morte.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby