7 de janeiro de 2015

Tapio

۞ ADM Sleipnir


Tapio (também chamado de Hiisi ou Metsähinefoi um dos principais deuses dos antigos finlandeses, encarado como a personificação das florestas finlandesas. Ele era o deus da caça e mestre dos espíritos da floresta.  Sua esposa é a deusa da floresta, Mielikkian. Ele era o pai de Annikki, Tellervo, Nyyrikki (o deus da caça), e TuulikkiSua imagem é o típico arquétipo do Green Man, geralmente descrito como sendo do tamanho de um abeto, de aspecto feroz, como um ser humano na frente, mas como uma velha árvore retorcida por trás. Sua barba era feita de líquens e suas sobrancelhas de musgos.

Seu papel como um deus da floresta e provedor da caça era proeminente, tendo em vista que a caça era uma atividade essencial na antiguidade, e as pessoas dependiam dela para se alimentar e sobreviver. Tapio podia tanto prover a caça ao caçador quanto tirá-lá dele. A floresta era a casa de Tapio e como tal, um lugar sagrado. Todos os animais presentes nela eram seus, e os caçadores eram tidos como seus convidados. 

Para garantir o favor de Tapio, ofertas eram dedicadas a ele. Para esse propósito, haviam lugares especiais no tronco das árvores, chamados Tapion pöytä  ("Mesa de Tapio"). Algumas vezes, algumas das presas caçadas eram deixadas nesses altares, como forma de agradecimento ao deus.

Apesar de seu aspecto benevolente, Tapio mostrava sua face mais sombria quando suas florestas e bosques eram violados pelos humanos. Ele escurecia a região onde os mesmos praticavam a violação e os sufocava até a morte.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby