27 de agosto de 2021

Encourado

۞ ADM Sleipnir


O Encourado é um vampiro que acredita-se pertencer ao folclore nordestino, porém muito poucos sabem sobre ele ou já ouviram falar. As únicas referências que podemos encontrar a respeito é a obra de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida", onde ele utilizou o nome como um dos nomes do Diabo, e uma antiga revista chamada "VAMPIROS: Lendas e Fantasias, volume 2", publicada em 1992.


Nessa publicação em particular, a autora Nina Balle relata que "o Encourado é um homem de hábitos noturnos, que se veste completamente de couro preto e cheirando à sangria. Sua presença é dita inspirar medo e respeito. Como outros vampiros, ele só entra nas casas em que for convidado, no entanto, ele consegue arrumar um jeito de ser convidado. Ele preferência em atacar pessoas que não frequentam a igreja, e além disso, ele já sabe de antemão quem são estas pessoas. Assim, ao chegar num povoado, ele já tem em mente quem procurar primeiro. 

Por onde o Encourado passa, as galinhas param de botar ovos e não comem direito. Os cachorros não saem de casa e gemem o dia inteiro. Até mesmo, os urubus e carcarás, que são aves carniceiras, desaparecem para bem alto e longe. Ao pressentir sua presença, os moradores costumam sacrificar algum animal, pois acreditam que feito isso ele irá embora. Conta-se que no passado havia sacrifícios de pessoas indesejáveis, como criminosos e até mesmo de crianças. Entretanto, diz-se que basta oferecer simplesmente uma galinha preta ou galo vermelho para afugenta-lo sem contudo ofendê-lo. A oferenda, no entanto, deve ser pendurada na entrada principal da cidade, pois o Encourado só entra pela porta da frente."

Se você leitor conhece algo mais a respeito dessa lenda, entre em contato.

fontes:
CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. Isso é assustador e legal ao mesmo tempo, um vampiro cangaceiro. muito bom o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! É uma pena que não haja mais nada sobre ele por aí, é um personagem bem obscuro e talvez tenha sido inventado pela autora da revista na época.

      Excluir
  2. Muito bom o trabalho que faz não deixe o blog morrer obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você! Sigo fazendo o possível para manter o blog em atividade trazendo o melhor conteúdo possível. Ano quem vem completarei 10 anos de blog, e muitas postagem virão.

      Excluir
  3. Quem sabe algum dia um folclorista nordestino saia viajando pelo interior do nosso nordeste recolhendo e registrando os contos dos antigos...

    Parabéns pela matéria e pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Cheguei aqui por causa da Música do Kamaitachi " O Treco ", o Brasil tem mais lendas doq eu imaginava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esforçando para trazer mais e mais lendas de nosso país para o blog.

      Excluir
    2. Também cheguei aqui pela música do Kamaitachi

      Excluir
  5. Gente!! Amei o blog. Achei por acaso. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Eu li em uma página chamada Wiki Bestiário que colocaram que os poderes dele eram hipnose e ergocinese!! Que viagem!!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby