۞ ADM Sleipnir
O Encourado é um vampiro que acredita-se pertencer ao folclore nordestino, porém muito poucos sabem sobre ele ou já ouviram falar. As únicas referências que podemos encontrar a respeito é a obra de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida", onde ele utilizou o nome como um dos nomes do Diabo, e uma antiga revista chamada "VAMPIROS: Lendas e Fantasias, volume 2", publicada em 1992.
Nessa publicação em particular, a autora Nina Balle relata que "o Encourado é um homem de hábitos noturnos, que se veste completamente de couro preto e cheirando à sangria. Sua presença é dita inspirar medo e respeito. Como outros vampiros, ele só entra nas casas em que for convidado, no entanto, ele consegue arrumar um jeito de ser convidado. Ele preferência em atacar pessoas que não frequentam a igreja, e além disso, ele já sabe de antemão quem são estas pessoas. Assim, ao chegar num povoado, ele já tem em mente quem procurar primeiro.
Por onde o Encourado passa, as galinhas param de botar ovos e não comem direito. Os cachorros não saem de casa e gemem o dia inteiro. Até mesmo, os urubus e carcarás, que são aves carniceiras, desaparecem para bem alto e longe. Ao pressentir sua presença, os moradores costumam sacrificar algum animal, pois acreditam que feito isso ele irá embora. Conta-se que no passado havia sacrifícios de pessoas indesejáveis, como criminosos e até mesmo de crianças. Entretanto, diz-se que basta oferecer simplesmente uma galinha preta ou galo vermelho para afugenta-lo sem contudo ofendê-lo. A oferenda, no entanto, deve ser pendurada na entrada principal da cidade, pois o Encourado só entra pela porta da frente."
Se você leitor conhece algo mais a respeito dessa lenda, entre em contato.
fontes:
- O DIABO TAMBÉM É BRASILEIRO: A Figura de Satanás no Cinema Nacional, Dissertação de Mestrado de Felipe do Monte Guerra
- Nina Balle. "VAMPIROS", Lendas e Fantasias nº 2, Publicação de PEN Comércio e Comunicações Ltda., São Paulo, SP. 1992.
- http://www.overmundo.com.br/agenda/escritor-baiano-ressuscita-vampiro-nordestino
- https://clubebrasileirodetrensfantasmas.blogspot.com/2016/01/lendas-brasileiras-de-vampiros-norte.html
Assustador!
ResponderExcluirIsso é assustador e legal ao mesmo tempo, um vampiro cangaceiro. muito bom o post
ResponderExcluirObrigado! É uma pena que não haja mais nada sobre ele por aí, é um personagem bem obscuro e talvez tenha sido inventado pela autora da revista na época.
ExcluirMuito bom o trabalho que faz não deixe o blog morrer obrigado.
ResponderExcluirObrigado você! Sigo fazendo o possível para manter o blog em atividade trazendo o melhor conteúdo possível. Ano quem vem completarei 10 anos de blog, e muitas postagem virão.
ExcluirQuem sabe algum dia um folclorista nordestino saia viajando pelo interior do nosso nordeste recolhendo e registrando os contos dos antigos...
ResponderExcluirParabéns pela matéria e pelo blog!
Cheguei aqui por causa da Música do Kamaitachi " O Treco ", o Brasil tem mais lendas doq eu imaginava.
ResponderExcluirMe esforçando para trazer mais e mais lendas de nosso país para o blog.
ExcluirTambém cheguei aqui pela música do Kamaitachi
ExcluirGente!! Amei o blog. Achei por acaso. Parabéns!!
ResponderExcluirObrigado Luana!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir